Valesca de Assis e Tabajara Ruas em destaque

Autores recebem homenagem na cerimônia do Prêmio AGES Livro do Ano em dezembro

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Fotos: Leonardo Brasiliense e Eduardo Fernandes/CRL

Na edição deste ano do Prêmio AGES Livro do Ano, a Associação Gaúcha de Escritores vai celebrar a obra de dois autores do Rio Grande do Sul com prêmios especiais: Valesca de Assis e Tabajara Ruas. Os troféus, especialmente criados pela artista plástica Lília Manfrói para o Prêmio AGES, serão entregues no dia 4 de dezembro na cerimônia do Prêmio AGES Livro do Ano 2024 no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz (Andradas, 1223, Centro Histórico, Porto Alegre/RS). Na ocasião, serão entregues também os troféus para o vencedores de todas as categorias do prêmio.

Saiba mais sobre os autores homenageados abaixo.

Valesca de Assis nasceu em Santa Cruz do Sul, RS, cursou Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é especialista em Ciências da Educação, pela mesma universidade. Residente na capital gaúcha, publicou os livros: A valsa da Medusa, A colheita dos dias, O livro das generosidades, Harmonia das esferas, Todos os meses, Diciodiário, Vão pensar que estamos fugindo e Um dia de gato. Tem participado em várias antologias e tem um e-book, Tábua dos destinos, publicado pela Tertúlia e-books, de Portugal. Premiações: Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) 2000, autora revelação, com Harmonia das esferas; Prêmio Especial do Júri da União Brasileira de Escritores, 2000, com Harmonia das esferas; indicado para o Prêmio Açorianos de Literatura 2001 – Romance, por Harmonia das esferas; Prêmio AGES Livro do Ano 2003, por Todos os meses; Prêmio O SUL-Nacional e os livros/2005, atribuído à Coleção Grilos (Diciodiário); finalista do Prêmio AGES Livro do Ano da 2009 – Infanto-juvenil, por Vão pensar que estamos fugindo; Troféu Palavra Viva/ 2010, atribuído pelo Sintrajufe/RS (Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal) pelo conjunto da obra e atividades a favor da formação de leitores; Prêmio AGES Livro do Ano 2011 – Infantil, por Um dia de gato. Foi patrona da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre em 2017.

Nascido em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, Tabajara Ruas cursou arquitetura na UFRGS e estudou cinema na High School de Vejle, na Dinamarca. Entre 1971 e 1981, Tabajara viveu como exilado no Uruguai, no Chile, na Argentina, na Dinamarca, em São Tomé e Príncipe e em Portugal por sua atuação política na ditadura militar. Seu romance de estreia, A região submersa, saiu primeiro no exterior e só foi ser publicado no Brasil em 1978. A seguir, ele escreveu outros romances como O amor de Pedro por João (1982), Os varões assinalados (1985), Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez (1990), Netto perde sua alma (1995), vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura – Narrativa Longa, em 1996, O fascínio (1997), O detetive sentimental (2008) e Gumercindo (2014). De literatura juvenil, publicou: Meu vizinho tem um rottweiler (e jura que ele é manso) (2007), A trilha da Lua Cheia (2012), ambos com Nei Duclós, e Minuano (2014). Também escreveu: Um Porto Alegre: crônicas (1998) e Crônicas (2015), além de roteiros para quadrinhos, como A Guerra dos Farrapos (com Flavio Colin) e História/histórias de Porto Alegre (com Edgar Vasques e Liana Timm). Foi patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre em 2023.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário