Publicação narra jornada de imigrantes alemães que teve seu ponto alto com a fundação da Igreja São José, em Porto Alegre
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Reprodução
Será lançado nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, a partir das 17h, o livro São José: Comunidade de Arte e Fé, de Renato Mendonça. A sessão de autógrafos contará também com a participação de Carolina Salazar, criadora do projeto gráfico, e terá lugar no saguão da Igreja São José (Av. Alberto Bins, 467 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). Os interessados que comparecerem receberão gratuitamente um exemplar da publicação. Além da sessão de autógrafos, está prevista uma apresentação gratuita do Coro São José, com regência de Leandro Ludwig.
A publicação de 168 páginas é dividida nas partes O TEMPO, que narra como alemães e seus descendentes se organizaram em torno da Comunidade São José, e O TEMPLO, que se detém sobre a maior realização desse grupo, a construção da Igreja São José, em Porto Alegre. O protagonista de O TEMPLO é o arquiteto, pintor e desenhista José Lutzenberger (1882-1951), pai do ambientalista homônimo.


São José: Comunidade de Arte e Fé narra uma jornada que se iniciou há 200 anos, com a chegada dos primeiros colonos alemães ao Rio Grande do Sul. Um caminhar que teve passo importante em 1871, com a criação da Comunidade São José, em Porto Alegre, e que ganhou impulso com a fundação da Igreja São José há exatos cem anos. A narrativa histórica é acompanhada de farto material iconográfico de época e inclui um passeio comentado pela Igreja São José, com detalhes sobre seus vitrais, murais, estátuas e a arquitetura do prédio.
A edição de São José: Comunidade de Arte e Fé é uma iniciativa da diretoria da Comunidade São José.

São José: Comunidade de Arte e Fé
Renato Mendonça
168 p.
Distribuição gratuita
Edição independente/Comunidade São José
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
