Para originais direcionados ao público infantojuvenil
Edição: Vitor Diel
Arte: Reprodução
Estão abertas até o dia 14 de fevereiro de 2025 as incrições para o 21º Prêmio Barco a Vapor, que contempla obras de ficção nos gêneros romance e novela para crianças e jovens. Os originais, de tema livre, devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa, e seus autores devem ser maiores de dezoito anos e residentes no Brasil.
Os arquivos devem ser submetidos ao concurso sem ilustrações, com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento duplo, margens de 2,5 cm, orientação no modo “retrato”, em formato Word ou PDF. A primeira página deve conter somente título da obra e pseudônimo do autor. Os textos devem ter entre 11 mil e 63 mil caracteres com espaços no caso de textos dirigidos a leitores iniciantes e em processo; e entre 64 mil e 210 mil caracteres com espaços para os textos voltados a leitores fluentes e em processo. Originais com teor informativo (didático, pedagógico etc.), poemas, biografias, quadrinhos, peças de teatro, coletâneas de contos e ilustrados serão desclassificados.
O prêmio consiste na publicação do original pela Fundação SM e da SM Educação, bem como o pagamento da importância de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) como adiantamento por direitos autorais. A SM será responsável por todo o processo de edição da obra e escolha das ilustrações e, como tal, poderá propor ao autor alterações pontuais no texto. Somente um único texto original, será contemplado e o vencedor firmará um contrato de edição válido pelo período de dez anos.
Inscrições e regulamento completo no site oficial do prêmio.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
