Autor de livro-documento sobre revolta messiânica em 1874, João Biehl participa do Festival Rastros do Verão em conversa com Luís Augusto Fischer e Cláudia Laitano no dia 21 de março
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Reprodução
O Festival Rastros do Verão segue com programação gratuita até o dia 29 de março e um dos principais destaques ocorre na sexta-feira, dia 21. O antropólogo João Biehl conversa sobre seu livro Jammerthal, O Vale da Lamentação: A Minha Guerra Mucker com Luís Augusto Fischer e Cláudia Laitano a partir das 18h30 na Livraria Clareira (Rua Henrique Dias, 111 – Bom Fim, Porto Alegre/RS).
Jammerthal, o Vale da Lamentação lança luz sobre aspectos nunca antes explorados da Guerra Mucker, a primeira revolta messiânica do Brasil moderno, ocorrida na região de colonização alemã em 1874. No livro, João Biehl, nascido em Picada Café e criado falando o dialeto Hunsrückisch, professor da Universidade de Princeton, articula um entrelaçamento sócio-poético entre sua história pessoal, pesquisas etnográficas e arquivísticas inéditas e os vestígios de um embate que ainda hoje está presente no imaginário coletivo da região. Deixada à impunidade e relegada à escória da história nacional, essa guerra fratricida teve como pano de fundo o expansionismo neocolonial que conectava a Europa à fronteira sul do Brasil.
Sobre a publicação, Luís Augusto Fischer escreve: “Nesta obra, eventos de 150 anos atrás são repassados sob o ângulo da consciência aguda de nosso tempo, num sugestivo mosaico de imagens, intuições, desejos, momentos sublimes e eventos de barbárie, numa prosa única, que alia pesquisa histórica e poesia num relato comovente.”
O evento tem entrada gratuita. Confira aqui a programação completa do Festival Rastros do Verão.
Sobre os participantes
João Biehl é professor titular da cátedra Susan Dod Brown e chefe do Departamento de Antropologia da Universidade de Princeton, onde também é Diretor do Brazil LAB.
Luís Augusto Fischer é professor titular de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e editor da revista digital Parêntese, veículo que integra o grupo Matinal Jornalismo.
Cláudia Laitano é jornalista, mestre em Literatura Brasileira e colunista do jornal Zero Hora

Jammerthal, o Vale da Lamentação: A minha Guerra Mucker
João Biehl
313 p.
R$ 75
Editora Oikos
Comprar aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
