Entre o clássico e a modernidade

Livro organizado por Flavia Boni Licht será lançado em 28 de março no IAB

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Reprodução

A arquiteta e urbanista Flavia Boni Licht lança no dia 28 de março, a partir das 19h, no Instituto dos Arquitetos do Brasil/IAB-RS (R. Gen. Canabarro, 363 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS), o livro Armando Boni – Entre o Clássico e a Modernidade. Como ela define, trata-se de uma biografia afetiva do avô materno, organizada a partir de seus estudos e também de um convívio intenso com a família que mostraram para Flavia a importância e o significado da memória e dos afetos. A publicação é uma viagem em busca do avô que Flavia não chegou a conhecer, um imigrante italiano ousado que chegou em Porto Alegre no início do século XX e escolheu a cidade para seguir sua vida e formar uma grande família.

Para dar continuidade ao projeto e mostrar a coragem, a curiosidade e a ousadia do avô, Flavia convidou colegas para escrever artigos sobre as edificações mais significativas que trazem a assinatura de Armando. Começou com a apresentação de Porto Alegre e, na sequência, os artigos se dirigem ao centro da cidade – a Praça da Matriz que, na época, abrigava o Auditório Araújo Vianna e a Rua da Praia onde ficava a Livraria do Globo. Do centro, vai para o Cemitério São Miguel e Almas e segue a trajetória apresentando quatro residências projetadas e construídas na capital gaúcha – o palacete Santo Meneghetti, as casas Corbetta e a casa Boni. Assinam os artigos os arquitetos e urbanistas Luiz Antônio Bolcato Custódio, Maturino Salvador Santos da Luz, Gicelda Weber Silveira, Lucas Bernardes Volpatto, Carlos Renato Savoldi e Fabio Boni, profissionais que aceitaram o desafio de fazer esta viagem com Flavia em busca da história e do trabalho desenvolvido por Armando Boni, “um homem aventureiro, romântico, audacioso e até divertido. Um profissional inovador, curioso, arrojado e criativo”. Também integra o conjunto de textos, um artigo de Renato Gilberto Gama Menegotto, retirado da sua tese Cultura arquitetônica italiana na construção de residências em Porto Alegre: 1892/1930, apresentada em 2011 ao PPG em História da PUCRS, quando obteve o título de doutor em História.

Além dos artigos, o livro traz o currículo dos autores e das autoras, colegas graduados em diferentes escolas e em períodos distintos, que têm em comum o respeito pela preservação do patrimônio, pela história e seus legados. No final, uma linha do tempo relaciona acontecimentos nacionais e mundiais que marcaram o período em que Armando viveu de 1886 a 1946.

Armando Boni – Entre o Clássico e a Modernidade
Flavia Boni Licht
196 p.
R$ 92
Pubblicato Editora

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário