Livro explora arte, identidade e decolonialidade em residência artística

Publicação marca estreia da curadora e museóloga Patricia Brito Knecht na literatura

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Reprodução

A novela Casa Grande Sem Senzala acompanha oito artistas de diferentes origens e linguagens criativas durante três meses em um sobrado colonial, palco histórico marcado pelas memórias do período escravocrata. Durante uma residência artística imersiva, os participantes vivenciam trocas afetivas e sensoriais, elaborando obras enquanto confrontam suas próprias identidades e as estruturas coloniais que permeiam suas realidades. Esse processo, marcado por erotismo, sensualidade e resgate ancestral, transforma o antigo sobrado colonial, antes símbolo da opressão histórica, em espaço de criação, acolhimento e transformação.

Livro de estreia de Patricia Brito Knecht, a obra pode ser adquirida pelo site blackbrazilart.com.br. A publicação também é o primeiro título de ficção lançado pela Black Brazil Art, entidade responsável pela Bienal Black e Residência Artística Virtual Compartilhada.

Casa Grande sem Senzala é uma novela sobre o encontro entre pessoas, afetos e saberes distintos. Ela propõe uma travessia sensível rumo à decolonialidade, mostrando como a arte é capaz de ressignificar nossas relações e transformar dores em processos de cura através da escuta profunda”, define a autora.

Sobre a autora
Patrícia Brito Knecht é curadora independente, historiadora e museóloga. É idealizadora e fundadora da Black Brazil Art, criadora do Salão de Arte Afro-Brasileira do RS, da Bienal Black, do Festival Arte Sem Fronteiras e da Residência Artística Virtual Compartilhada — esta última inspirou a presente novela. Nascida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é associada à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), à International Association Women Museum (IAWM) e à Rede Europeia de Brasilianistas de Análise Cultural (REBRAC).

Casa Grande Sem Senzala
Patrícia Brito Knecht
190 p.
R$ 65
Libretos Editora
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário