Edital recebe textos ou artes de minorias diversas até 15 de abril de 2025
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Divulgação
Foram prorrogadas até o dia 15 de abril de 2025 as inscrições gratuitas para a quinta edição da Revista A desFrutada que pretende reunir arte e literatura com diversidade, compondo um espaço para grupos marginalizados que nem sempre encontram publicação, como mulheres, pessoas pretas, pessoas com deficiência e etc. Cada participante poderá inscrever até um texto e/ou três imagens com a temática ACORDAR (OU SOMOS WOKE, SIM): uma resistência às tentativas de conter a diversidade e todos os subtemas que possam se relacionar, com respeito aos direitos humanos. Toda e qualquer forma de preconceito será critério para desclassificação.
O gênero textual é livre e os textos devem ser anexados neste formulário em formato doc ou docx, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Todos os textos devem conter título centralizado, seguido do nome artístico, informado na inscrição, e do texto. Podem ser enviados textos narrativos, dissertativos, crônicas, poemas, contos, ensaios, entre outros, escritos em Língua Portuguesa, com até dois mil caracteres ou duas páginas tamanho A4.
Quanto às artes, o estilo artístico é livre, e a temática deve seguir o tema da edição. As imagens devem ser enviadas em formato JPEG ou PNG com resolução mínima de 300 dpi e tamanho máximo de arquivo de 10 MB. O formulário para envio é este.
Já a inscrição de coletivos é livre e não depende da temática desta edição. Serão selecionados coletivos de arte ou escrita, e todos os coletivos inscritos que atenderem aos critérios de promoção da inclusão de minorias dentro do mundo da arte e/ou literatura, respeito aos direitos humanos e puderem contribuir com textos ou artes de pelo menos cinco integrantes do coletivo, serão selecionados para participar das próximas edições da revista, inclusive a edição #05. Para inscrição, uma pessoa representante deve preencher este outro formulário.
A publicação será somente em meio virtual, disponível no site adesfrutada.com, de leitura gratuita, sem remuneração ou cobrança aos autores. Também será disponibilizada para compra em plataformas, a preço módico, cujo valor será revertido à manutenção da revista. As autorias não terão qualquer custo para a publicação e o acesso é considerado contrapartida pela cessão dos direitos de reprodução, sem exclusividade, para a publicação. A aquisição da versão paga é opcional.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
