Todos os tempos e pessoas de Sabrina Dalbelo

Novo livro da elogiada poeta gaúcha foi escrito em um período de cinco a seis anos e chega aos olhos dos leitoes no dia 5 de abril

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Reprodução

Voltei para buscar meus olhos, livro de poemas de Sabrina Dalbelo, é uma obra que nasceu há mais tempo do que foi escrita. A partir de suas observações sobre o mundo, coisas e pessoas, a autora traduz em seus poemas aquilo que viu e sentiu durante sua trajetória de vida, trazendo esse olhar para os temas presentes no livro. Há poemas sobre nascer, adolescer, crescer, amar, ter saudade, sentir medo, morrer, pertencer a uma família e, ao mesmo tempo, ter dificuldade de se encaixar em um sobrenome, situações pelas quais todos passamos em diferentes intensidades, dando diferentes atenções.

O projeto gráfico, assinado por Elza Silveira, traz na capa uma fotografia da autora quando criança, mas vai além. “A imagem é a alma do livro: a minha carinha contrariada, o sol que incide como uma luminária encaixada na cancha de bocha com parede salpicada. É esse cenário real e nada planejado por onde a gente caminha, é feliz e é triste, tudo ao mesmo tempo, esse é o livro. Eu e a Elza decidimos, inclusive, que a capa seria feita a partir da foto que eu tenho no porta-retratos, que está riscada, amarelada do sol, manchada, não da que está no álbum, guardada e protegida. Até as cicatrizes da imagem são reais”, comenta a autora.

O livro é composto por muitas fotografias do arquivo pessoal de Sabrina e retratam momentos com amigos, família, viagens, acontecimento, são imagens que pertencem à história real da autora, mas que permitem com que cada leitor consiga acessar a própria memória.

Sobre a obra, Mar Becker escreve na orelha: “Com dicção única e carga expressiva surpreendente, Sabrina faz nascer nestas páginas uma poética que pulsa como um coração na mão, como o refugiado coração de quem procura casa. É um projeto ao mesmo tempo poderoso e delicado, e insisto nesse último adjetivo”.

Já Marcelino Freire diz: “A poeta Sabrina Dalbelo vai fundo por dentro das antigas e novas palavras. Lidas nas linhas deste caderno. Vistas neste belo livro ponte. Horizonte para nossos olhos abertos.”

Voltei para buscar meus olhos terá sessão de autógrafos no dia 5 de abril, das 16h às 19h, no Espaço Amelie (Rua Vieira de Castro, 439 Porto Alegre/RS).

Sobre a autora
Sabrina é gaúcha e autora, entre outros livros, de Rasga-ossos (Penalux, 2020), finalista do Prêmio AGES Livro do Ano e do Prêmio Açorianos de Literatura, em 2021, e de Ab Cena (Urutau, 2023), vencedor do Prêmio AGES Livro do Ano e Semifinalista do Prêmio Loba, em 2024. Integrante do Coletivo As Contistas e Escreviventes. Foi a Escritora Homenageada da 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves/RS (2021). Participou de oficinas de escrita com Marcelino Freire e atualmente estuda poesia com Pedro Gonzaga.

Voltei para buscar meus olhos
Sabrina Dalbelo
116 p.
R$ 60
Impressões de Minas
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário