Pedro Gonzaga depõe as armas poéticas em seu novo livro

Publicação reúne 57 poemas escritos em dísticos

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Divulgação

A Isto Edições faz o lançamento de A deposição das armas, o mais recente livro de poesia do escritor e professor Pedro Gonzaga. Vencedor do Prêmio Minuano de Literatura em2024, Pedro apresenta agora uma coletânea de 57 poemas numerados estruturados em dísticos, explorando essa expressão lírica mais direta e introspectiva.

Concebida após sua mudança para Buenos Aires, a obra reflete um período de recomeço e imersão em um novo contexto cultural e linguístico.

Segundo o autor, “depor as armas, aqui, é tentar olhar para o campo de batalha poética em um momento de serenidade, reduzindo a máquina de guerra (técnicas e temas) a um caráter de estudo: os 57 que compõem esta obra. Como num tratado de paz, há uma cláusula estabelecida para todas as negociações: estão compostos em dísticos — estrofes de dois versos, há séculos base de criação poética nas mais variadas culturas humanas”.

A capa do livro apresenta obra de Guilherme Dable, do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, com projeto gráfico assinado pela designer Bia Clementino.

Confira abaixo um dos poemas de A deposição das armas:

16.

uma brisa espalha o suor deixado
nos azulejos pela água fervida

há uma semana o calor dos dias não cede
a gata em cima do balcão parece cansada

os olhos cravados em mim — humanos
ou talvez o que julguemos humano nos bichos

seja apenas nossa parte animal denunciada
enquanto tenho nas mãos um pano de prato

me vendeu um moleque três por dez na mesa
de um bar em dois mil e seis e saúdo o tecido

amortalhado e as pessoas que um dia
estiveram em restaurantes e ladeiras

amareladas à noite e removidas do mundo
como antigos negócios de família

e às vezes penso — nunca seremos no mundo
mais do que uns fregueses distraídos

O lançamento de A deposição das armas ocorrerá no dia 9 de abril, a partir das 18h30, no Instituto Ling, em Porto Alegre (R. João Caetano, 440). O evento gratuito contará com a mediação do historiador e psicanalista Felipe Pimentel e incluirá leitura de poemas e uma apresentação musical com participação do autor. Haverá sessão de autógrafos antes e depois do pocket show, preparado com músicas que de alguma forma participaram do processo de criação do livro, com Felipe Pimentel (piano e violão) e Pedro Gonzaga (sax e voz).

Sobre o autor
Pedro Gonzaga é natural de Porto Alegre. Professor, músico e escritor, tem onze obras publicadas, entre prosa, poesia, crônica e ensaio, tendo sido vencedor na categoria de poesia do Prêmio Minuano de Literatura, em 2024, com o livro Porto Alegre Blues (Ardotempo). Também é tradutor, com mais de vinte obras vertidas ao português. Doutor em Letras pela UFRGS, é cronista do Portal Sler e do Estado da Arte, blogue do Estadão. Desde 2022 vive em Buenos Aires. Para a Isto Edições traduziu a obra A destruição ou o amor, do Nobel de Literatura espanhol Vicente Aleixandre.

A deposição das armas
Pedro Gonzaga
82 p.
R$ 44
Isto Edições
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário