Projeto cultural leva contação de histórias e outras ações para discutir preconceito e bullying nas comunidades escolares
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Tarcízio Oliveira/divulgação
Três escolas municipais de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, recebem as atividades do projeto Era uma vez, quer que eu conte outra vez? entre os dias 14 e 17 de abril. A iniciativa contempla contação de histórias com a participação do grupo Pregando Peça, uma oficina de bonecos e uma capacitação para professores. O projeto foi aprovado pelo Edital Multicultural 025/2023, Lei Paulo Gustavo – Gravataí, tem apoio do Conselho Municipal de Política Cultural, Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Gravataí, e do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
O objetivo da atividade é, além de oferecer um momento lúdico e divertido para os estudantes, ampliar o conhecimento e despertar a consciência para temáticas muito presentes nas realidades das escolas atualmente. Por outro lado, busca também incentivar a leitura e o cuidado com os livros. A história que será contada nas escolas, O jumento que não era, é uma livre adaptação do livro Paca tatu, cutia sim, de Cláudio Fragata, que aborda com muito humor temáticas relacionadas à discriminação, ao preconceito e ao bullying.
O projeto pretende atingir um público escolar de aproximadamente mil pessoas entre crianças, adolescentes e professores, e as atividades serão desenvolvidas por três profissionais com grande experiência e atuação nas escolas: a especialista em mediação da leitura e contação de histórias Cátia Lindemann; o ator e diretor cultural com formação em Gestão Cultural Sérgio André, e a especialista em Teatro Contemporâneo e fundadora do grupo Pregando Peça Luciane Vilanova.
Confira a programação abaixo:
14 de abril – Contação de histórias: 10h30 e 14h – EMEF Mariante
15 de abril – Contação de histórias: 10h30 e 14h – EMEF Nossa Senhora Aparecida
16 de abril – Contação de histórias: 10h30 e 14h – EMEF Rosa Maria
17 de abril – Oficina de bonecos: das 9h às 12h – EMEF Nossa Senhora Aparecida
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
