Letícia Prata celebra a poesia em ‘Tudo acontece à nossa volta’; obra será lançada no dia 24 de maio em Porto Alegre
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Reprodução
A celebração da memória, a intensidade dos sentidos, a riqueza imaginativa e a precisão dos afetos são temas que perpassam o mais recente livro da baiana radicada em Porto Alegre, Letícia Prata. Com o título Tudo acontece à nossa volta, a obra será lançada dia 24 de maio de 2025, a partir das 17h, na Rua General Rondon, 349, Bairro Tristeza, em Porto Alegre.
O lançamento, no dia 24 de maio, tem agora a assinatura da Editora P55 de Salvador e a capa e o miolo contam com fotografias do artista plástico baiano, Jamison Pedra. Na quarta capa, um texto do professor de escrita criativa, poeta e tradutor gaúcho Pedro Gonzaga, apresenta a autora e sua obra:
“(…) Cada poema está arquitetado como um convite. Trata-se de um espaço para o encontro de duas consciências, duas almas (se não parece antiga a palavra) que se encontram em torno de um tema, imagem ou experiência (o que seja o assunto do poema), por um tempo, para reparar nos efeitos do tempo sobre as coisas à nossa volta”.
Já Susana Vernieri escreve na orelha: “Letícia Prata, em Tudo acontece à nossa volta, dividiu sua obra em três partes: Cotidiano, Sensorialidade e Memória. Calculou um ordenamento sem deixar de lado o imponderável. Sua poesia não é estanque, pois os temas interpenetram-se num caleidoscópio. A Bahia, sua terra natal, está presente em todo o livro, assim como também estão as pequenas aventuras do cotidiano”.
Sobre a autora
Natural de Salvador-BA, Letícia Prata cursou Direito na UFBA e é mestre em Direito pela PUCRS. Desde 1994, reside em Porto Alegre, onde exerceu a docência acadêmica na graduação em Direito da ULBRA. Atuou como convidada no curso livre de Mediação da Faculdade de Direito da Unime, em Salvador (2002-2003). Está vinculada aos quadros do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul desde 2000. Como escritora, publicou poemas no jornal A Tarde e na revista Exu, da Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador-BA. Em 2012, lançou o livro Lã e linha do horizonte, (poesia, Mondrongo, BA). Participou da coletânea Poetas da Bahia (Expogeo, BA) e da edição do Santa Sede: crônicas de botequim (Buqui, POA, 2017). Em 2022, lançou Tempo para qualquer lado: poesias e, em 2023, participou do livro Do avesso: poesia e fotografia, ambos pela editora Libertinagem (SP).

Tudo acontece à nossa volta
Letícia Prata
88 p.
R$ 45
Editora P55
Comprar aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
