Dialogar lança obra inédita no Brasil da alemã Aleida Assmann sobre a construção da memória histórica
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Divulgação
A Dialogar traz aos leitores brasileiros A História na Memória, tradução inédita para o português da obra de Aleida Assmann Geschichte im Gedächtnis vertida do alemão pelos professores Milena Hoffmann Kunrath e Pedro Theobald. Na publicação, Assmann reflete sobre como a História é experienciada e lembrada pelas pessoas, famílias e coletividade e sobre a sua presença em diversas dimensões da vida, por meio de inúmeras representações e reconstituições – midiáticas, artísticas, arquitetônicas. Embora tenha por foco a experiência histórica alemã, especialmente o contexto da Segunda Guerra Mundial e suas décadas sucessivas, o interesse da obra transcende os limites da Alemanha e da Europa, propiciando ao leitor refletir sobre possíveis identificações com outras realidades e contextos.
A obra revela-se importante para quem deseja compreender as bases sobre as quais a consciência histórica (alemã, mas não só) vem sendo reorganizada no início do século XXI.
A História na Memória: da experiência individual à encenação pública será lançado oficialmente na quarta-feira, 11 de junho, às 19h, no Auditório do Goethe Institut de Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112). Na ocasião, os tradutores da obra, Profa. Dra. Milena Kunrath e Prof. Dr. Pedro Theobald, conversam com os convidados Prof. Dr. Robert Schade e Prof. Dr. Alexandre Costi Pandolfo.
Sobre a autora
Aleida Assmann nasceu em 1947 em Bielefeld, na Alemanha. Doutora em Literatura Inglesa pela Universidade de Heidelberg e em Egiptologia pela Universidade de Tübingen, foi professora de Língua Inglesa e Literatura Comparada na Universidade de Konstanz. Autora de estudos nas áreas da egiptologia, literatura inglesa e história da comunicação literária. Nas últimas décadas, dedicou-se especialmente ao tema da memória e da consciência histórica, refletindo sobre as tensões entre as experiências individuais e as encenações públicas da História da Alemanha, sobretudo a partir do segundo pós-guerra. Publicou, dentre outros, Der lange Schatten der Vergangenheit (A longa sombra do passado) e Espaços da recordação (publicado no Brasil pela Unicamp). Recebeu diversos prêmios em reconhecimento ao seu trabalho, como o Friedenspreis des Deutschen Buchhandels (Prêmio da Paz dos Editores Alemães), em 2018.

A História na Memória: da experiência individual à encenação pública
Aleida Assmann; trad. Milena Hoffmann Kunrath e Pedro Theobald
264 p.
R$ 88
Dialogar
Comprar aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
