Autor do RS vence 5º Prêmio Literário Máquina de Contos

O conto ‘Batismo’, de Weslley da Silva Guilherme, foi um dos vencedores — ao lado de Raquel Ferreira de Andrade, de Brasília, e Antonio Carlos de Azevedo Sodré, de São Paulo

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Fotos: Divulgação

Um escritor do Rio Grande do Sul está entre os vencedores do 5º Prêmio Literário Máquina de Contos, que teve inscrições de 23 de janeiro a 23 de abril de 2025. Weslley da Silva Guilherme, autor do conto Batismo, venceu ao lado de Raquel Ferreira de Andrade, de Brasília, e Antonio Carlos de Azevedo Sodré, de São Paulo. O 5º Prêmio Literário Máquina de Contos teve 774 autores inscritos em todos os estados do Brasil.

Os três autores serão publicados num livro exclusivo, disponível em formato físico e digital, que trará também os 10 contos que receberam menção honrosa. Além disso, assinarão contrato para seu conto ser publicado na plataforma digital Máquina de Contos e ganharão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil. O resultado completo está no site oficial do prêmio.

A comissão julgadora do prêmio foi formada por Tiago Velasco, escritor e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e por Sérgio Tavares, escritor e crítico literário. Os vencedores da quarta edição foram Guilherme Mangrich (Santa Catarina), Raquel Setz (São Paulo) e Waleks Rodrigues Santos (Tocantins).

A premiação tem como proposta estimular a cultura brasileira por meio da revelação de novos talentos da literatura. Os autores vencedores farão parte de um catálogo composto por escritores de renome e premiados da literatura contemporânea brasileira, dentro de uma plataforma com centenas de milhares de leitores.

A Máquina de Contos é um serviço que entrega, todo mês, um conto brasileiro e contemporâneo, em formato de e-book, aos clientes de banda larga como Viasat, Itanet, Starnet, G2G, Mells, RK Telecom, Speed Travel, BBG, Fonelight, LOViZ e Acessanet. O leitor pode fazer a leitura on-line ou por meio de download, e ter a posse definitiva do texto.

O catálogo de 2025 conta com escritores como Itamar Vieira Júnior, Jarid Arraes, Paula Fábrio, Alê Motta, Trudruá Dorrico e Micheliny Verunschk. Entre os autores que já publicaram na Máquina de Contos, estão nomes consagrados da literatura contemporânea brasileira como Eliana Alves Cruz, Carlos Eduardo Pereira, Geovani Martins, Natalia Borges Polesso, Rafael Gallo, Adriana Lisboa e Andréa del Fuego.

Confira abaixo a lista com os 10 contos que mereceram Menção Honrosa:

O último baile do Império, de Ana Clara Mansur Carvalho (Minas Gerais)
De amor e cinzas, de Arthur José Caetano Ribas (Tocantins)
Visitante (in)esperada, de Beatriz Caetano Silva (São Paulo)
A estranha, de Clarisse Fukelman (Rio de Janeiro)
Igapó, de Diego de Jesus Lima Borges (Pará)
A casa dos outros, de Fernanda Fragoso Zanelli (São Paulo)
O nascimento dos nomes, de Geovanna Ferreira Silva (Minas Gerais)
Encontros, de Luciana Cristina de Campos Barbosa (Rio de Janeiro)
Costume, de Mauro Reis Albuquerque (Ceará)
Um pescador sem jangada, de Pablo de Brito Teixeira Soares (Rio Grande do Norte)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário