No ano em que completa 40 anos de carreira, Martha Medeiros é escolhida como patrona do evento literário; Feira ocorre de 31 de outubro a 16 de novembro na capital gaúcha
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Fotos: Eduardo Fernandes/CRL
A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) revelou em evento para imprensa, convidados e autoridades na manhã de terça-feira, 22 de julho, a autora escolhida como patrona da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre: Martha Medeiros.
No ano em que comemora 40 anos de literatura, Martha recebeu com imensa alegria o convite: “Não posso imaginar celebração melhor do que ser homenageada pela Feira da minha cidade”, comenta.
Uma das cronistas mais lidas e admiradas do Brasil, Martha construiu uma trajetória sólida e intensa, marcada por mais de dois mil textos publicados, mais de 30 livros lançados e mais de um milhão de exemplares vendidos. Ela define esse momento como um reconhecimento por sua dedicação à escrita. “Nunca parei. É a oportunidade de olhar pra trás e concluir: valeu a pena”, afirma.
Para o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, a escolha do nome de Martha como patrona trata-se de uma justa homenagem a uma autora que representa o espírito da literatura produzida no Rio Grande do Sul. “A Martha tem uma carreira sólida e muito próxima dos leitores. O nome dela está diretamente ligado à história da Feira. Ela faz essa ponte tão bonita entre as crônicas do dia a dia e uma literatura que realmente toca as pessoas”, destaca.


A relação de Martha com a Feira do Livro é antiga e afetiva. Ela relembra os tempos de colégio, quando, estudante do Bom Conselho, costumava ir a pé até a Praça da Alfândega para visitar as bancas. A primeira participação como autora aconteceu em 1985, com o lançamento do livro Strip-Tease. “Caiu um temporal arrasador, o céu escureceu, a feira esvaziou, e qual a minha surpresa ao ver o Ruy Carlos Ostermann se aproximar com um exemplar para ser autografado. Fiquei encantada com a generosidade dele”, conta.
Desde então, a autora prestigiou praticamente todas as edições da Feira do Livro de Porto Alegre. Lançou todos os seus livros no evento, incluindo coletâneas, e há muitos anos participa das sessões de autógrafos anualmente, mesmo quando não tem novidades para apresentar ao público. A única exceção foi em 1994, quando morava em Santiago, no Chile.

Para ela, a Feira do Livro de Porto Alegre é especial pela tradição e por ser realizada ao ar livre, o que a torna mais acessível e acolhedora. “A Feira me parece a mãe de todas as Feiras, confirmando a tradição de sermos um Estado leitor. O fato de se manter ao ar livre a diferencia de muitas outras, pois permanecer num ambiente aberto, natural e acessível a toda a população dá a ela um caráter emocional”, afirma.
Com expectativa positiva para a edição de 2025, Martha deseja que o evento continue sendo um ponto de encontro entre autores e leitores. “Espero que seja um evento alegre e receptivo como sempre foi, que não chova (muito) e que eu possa abraçar meus leitores e meus colegas em inúmeras ocasiões. Sempre é tempo de promover a leitura. Entra ano, sai ano, precisamos todos lembrar a importância do livro para a sociedade. Prometo que farei minha parte”, ressalta a patrona.
Agenda da Patrona na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre
Mesa da Patrona
1º de novembro, às 16h30, no Auditório Erico Verissimo (Clube do Comércio – Andradas, 1085 – 2°andar)
Com Martha Medeiros e Paula Taitelbaum.
Martha Medeiros, Daniel Kondo, Pedro Verissimo e Fernanda Verissimo
2 de novembro, às 15h30, na Sala dos Jacarandás (Clube do Comércio – Andradas, 1085 – 2°andar)
Lançamento da coleção Dose Única, de Martha Medeiros e Luis Fernando Verissimo.
Sessão de autógrafos na Praça dos Autógrafos às 17h.
Poesia Reunia
8 de novembro, às 16h, na Praça dos Autógrafos
Sessão de autógrafos do livro Poesia Reunida (L&PM Edições, 2025)
Sarau das Patronas
11 de novembro, às 17h30, na Sala dos Jacarandás (Clube do Comércio – Andradas, 1085 – 2°andar)
Com Martha Medeiros, Cíntia Moscovich, Jane Tutikian, Maria Carpi, Marô Barbieri e Valesca de Assis. Mediação de Paula Taitelbaum.
Escritoras e as cidades
15 de novembro, às 17h, no Memorial do Legislativo do RS
Com Martha Medeiros, Letícia Wierzchowski, Mirela Kruel e Cristiane Oliveira
Sobre a patrona
Nascida em 20 de agosto de 1961, em Porto Alegre, Martha Medeiros é autora de obras consagradas como Divã, Doidas e Santas, Feliz por Nada, Fora de Mim e Tudo que eu Queria te Dizer — todas adaptadas para o teatro. Também é conhecida pelas colaborações com músicos como Nenhum de Nós, Kleiton & Kledir, Frejat e Jota Quest. Seu lançamento mais recente integra a coleção Dose Única, da editora Vitrola, uma edição ilustrada com trechos marcantes de sua obra, celebrando 40 anos de literatura.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
