Parceria com a Editora Polifonia leva oitenta mulheres autoras para a Flip
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Fotos: Divulgação
Entre 30 de julho e 3 de agosto, Paraty será palco de um novo marco: a Escola de Escritoras, em parceria com a Editora Polifonia, levará 80 autoras para a Festa Literária Internacional de Paraty, com 25 lançamentos de publicações individuais e diversas coletâneas programadas para 2025.
A trajetória do coletivo impressiona: em 2023, o grupo estreou na Flip com 30 escritoras e 4 publicações individuais. Em 2024, foram 50 autoras, 16 publicações individuais e coletâneas. Agora, em 2025, a presença se fortalece ainda mais, reafirmando o compromisso com a democratização do espaço literário e a valorização de novas vozes femininas.
A programação especial organizada pela Polifonia inclui bate-papos, mesas-redondas, saraus, contação de histórias, oficinas, sessões de autógrafos e encontros com o público. Além das 25 autoras que lançam publicações individuais, todas as escritoras participam de sessões de autógrafos das coletâneas, celebrando a potência da escrita coletiva e a diversidade de trajetórias — mães, professoras, artistas, cientistas, jornalistas, donas de casa — que transformam vivências em literatura e ampliam o repertório da escrita brasileira.
Destaque na programação
No sábado, das 11h às 13h, acontecerá a Festa Escritoras Brasileiras, um encontro com sarau, microfone aberto para quem quiser compartilhar sua voz, distribuição de brindes e uma foto histórica reunindo todas as autoras presentes. Um momento de celebração, acolhimento e afirmação da potência coletiva das mulheres na literatura.
“Ocupar Paraty com tantas vozes femininas é um gesto político, poético e transformador. Cada autora traz uma história, e, juntas, escrevemos novos caminhos para a literatura brasileira” — comenta Débora Porto, idealizadora da Escola de Escritoras.
A Flip será, para essas autoras, não só um destino, mas um rito de passagem. E, para a Escola de Escritoras e a Editora Polifonia, um potente sinal de que escrever em coletivo é também um gesto de resistência e coragem compartilhada. Mais informações e a programação completa serão divulgadas em breve nas redes sociais da Escola.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
