Sinval Medina, o artesão da palavra

Escritor gaúcho lança reedições de ‘Memorial de Santa Cruz’ e ‘O Governador do Fim do Mundo’

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Divulgação

O escritor gaúcho Sinval Medina, que recebeu o Prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura de Passo Fundo (RS) por Tratado da altura das estrelas (1997), em 1999, acaba de reeditar dois outros de seus romances: Memorial de Santa Cruz, pela Editora Casa 29, e O Governador do Fim do Mundo: Vidas e aventuras do homem que fundou Porto Alegre, pela UNA Produções.

Lançado originalmente em 1983, Memorial de Santa Cruz — que narra, com maestria, as atribulações de um “faz-tudo” Brasil de Santa Cruz — é o terceiro romance do premiado escritor e jornalista, nascido no ano de 1943, em Porto Alegre, e hoje radicado em São Paulo, capital. O livro recebeu vários elogios, entre eles o de um Carlos Drummond de Andrade, que o considerou “uma proeza”, qualificando-o de “romance-painel de alcance e dimensão nacionais”.

Para Regina Zilberman, professora da Faculdade de Letras da UFRGS, em prefácio na primeira edição de Memorial de Santa Cruz, Sinval Medina, após seus dois primeiros romances, Liberdade condicional, de1980, e Cara, coroa, coragem, de 1982, “fez uma obra eminentemente criadora” na qual “emerge a história de um povo na voz de quem busca sua liberação”. Conforme o jornalista, escritor e editor Luís Dill, ainda, trata-se de “um dos mais importantes romances brasileiros do século XX”.

Também publicado pela editora portuguesa Narrativas em 2023, O Governador do Fim do Mundo, lançado em 2020, mas agora com novo subtítulo — Vidas e aventuras do homem que fundou Porto Alegre —, é um romance histórico, ambientado na segunda metade do século 18, sobre o Rio Grande de São Pedro nos tempos do Marquês de Pombal e seu legado para a formação do que veio a ser hoje o Rio Grande do Sul.

Sinval Medina também é autor de livros infanto-juvenis, contos e poesias. Formado em Jornalismo pela UFRGS, a partir de 1975 ele passou a se dedicar ao jornalismo, trabalhando em empresas jornalísticas como Diários Associados, Editora Abril e Editora Azul. Para Sinval, a literatura é, simplesmente, a arte de contar histórias.

Além de ensaios esparsos, participou em diversas antologias de histórias curtas, ao lado de nomes como Ricardo Ramos, Ligia Fagundes Telles, Nélida Piñon, Julieta de Godoy Ladeira, João Antônio, Caio Fernando Abreu, Osman Lins, Moacyr Scliar, Esdras Nascimento. Entre outros títulos, Sinval Medina publicou em 2019, dividindo-o com Cremilda Medina, o livro Colcha de retalhos e sua coletânea de incertezas, além de A Batalha de Porto Alegre: 3 de outubro de 1930 (2010).

Memorial de Santa Cruz
Sinval Medina
358 p.
R$ 73
Editora Casa 29
Compre aqui

O Governador do Fim do Mundo
Sinval Medina
356 p.
R$ 73
UNA Produções
Compre aqui: una.isso.aquilo@gmail.com

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário