Sessão de Leitura Dramática encerra projeto estadual em Gaurama

Quarenta e dois estudantes do Ensino Médio participaram da atividade no dia 26 de agosto

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Fotos: Divulgação

Nesta semana, na tarde de 26 de agosto, jovens leitores usuários de bibliotecas públicas de Gaurama, no Rio Grande do Sul, acompanharam uma sessão de Leitura Dramática (LD). Foi o encerramento do projeto A dramaturgia ‘brevíssima’ de Ivo Bender: reedição e leitura dramática, pela imersão dos jovens leitores no universo da literatura e do teatro, realizado pela Dueto Produções Culturais e Artísticas Ltda., produtora erechinense.

As ações do projeto foram viabilizadas pelo edital Arranjos Colaborativos e Criações Funcionais, da Lei Paulo Gustavo, executada pela Secretaria de Cultura do RS. Erechim, Três Arroios, Barão de Cotegipe e Gaurama, municípios da região Alto Uruguai, receberam o projeto. Na etapa de Gaurama, a Escola Estadual Líbano Alves de Oliveira tornou-se parceira da produtora, disponibilizando espaço físico e viabilizando as inscrições e a participação de 42 alunos do Ensino Médio das oficinas de LD e oficinas de jogos teatrais.

Fotos: divulgação

As duas modalidades de oficinas partiram da obra Nove textos breves para teatro, do dramaturgo gaúcho Ivo Bender, reeditada pela Rubrica Edições, selo da produtora. Essa foi a ação inicial do projeto, que apostou também na possibilidade de os jovens leitores conhecerem aspectos importantes da dramaturgia escrita, ao realizarem a leitura dos textos com o acompanhamento especializado. Em um contexto onde os jovens somente recebessem obra, pode ser que seu interesse ficasse limitado – ou, mesmo desaparecesse –, por isso buscou-se o estímulo e a provocação criativa em torno da obra por meio das oficinas.

Assim como nas outras cidades, no encerramento da etapa foi realizada a leitura dramática de peças do livro de Bender, momento em que as atividades ampliam-se para a comunidade escolar, tornando maior o alcance do projeto. As turmas a partir do sexto ano do Ensino Fundamental da escola parceira, bem como demais pessoas leitoras interessadas, tiveram a oportunidade de assistir a sessão, realizada no Cineteatro Cecília Zago Burin.

A sessão de LD e teve a mediação de Fabiano Tadeu Grazioli, diretor de teatro e especialista no tema. No contexto do projeto, além de coordenar as atividades, ele é o facilitador das oficinas de LD. Dois encontros são dedicados a jogos teatrais criados a partir das peças do livro pelo ator Bruno César Santos, que também é o facilitador desses encontros. As diversas frentes do projeto, desde a reedição da obra mencionada, contaram com a assessoria de Jolcinei Luis Bragagnolo. As atividades ofereceram tradução em LIBRAS, realizada por Aline Teles.

“Os leitores de Gaurama nos surpreenderam pelo interesse e entusiasmo acerca dos textos e das atividades. Sabemos que dramaturgia e juventude formam uma excelente parceria, contudo, ficamos satisfeitos e felizes quando percebemos, a partir das atividades do projeto, o aumento do interesse pela literatura dramática e pelo teatro”, afirma o coordenador. A Dueto Produções já prepara a próxima edição do projeto, que continuará levando atividades no mesmo formato ao jovens leitores da região e do estado.

Sobre o dramaturgo
Ivo Claudio Bender nasceu em São Leopoldo/RS, em 1936, e faleceu em Porto Alegre, em 2018. A literatura foi o “campo da criação humana que mais o atraiu” sendo a dramaturgia a expressão literária que ele mais cultivou. As cartas marcadas ou Os assassinos (1961); A terra devorada (1963); Queridissimo canalha (1971); Quem roubou meu Anabela? (1972); Sexta-feira das paixões (1975): Nove textos breves para teatro (1983), Trilogia Perversa (1988), O boi dos chifres de ouro (1998) e Mulheres Mix (2001) são alguns de seus textos dramatúrgicos. Daqueles que escreveu para a infância, os mais conhecidos são: A invasão das tiriricas (1974), A estrelinha cadente (1974) e O macaco e a velha (1978), que formam uma trilogia, muitas vezes conhecida pelo título da última. Na seara acadêmica, o escritor cursou Letras e Licenciatura em Teatro na UFRGS e realizou estudos de Mestrado e Doutorado em Teoria da Literatura na PUCRS. Em 2010, estreou na narrativa com o livro Contos, gênero que retomou em 2015, com Quebrantos e sortilégios.

Nove textos breves para teatro
Ivo Bender (Org. Fabiano Tadeu Grazioli)
150 p.
Distribuição gratuita
Rubrica Edições

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário