Gilberto Gil lança songbook em Porto Alegre com fotos da turnê atual e repertório de canções cifradas
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Bruno dos Anjos/OCorre Lab
Gilberto Gil escolheu o palco do Instituto Ling, em Porto Alegre, para fazer o lançamento oficial do songbook Tempo Rei, obra que reúne cifras, letras e imagens da última turnê do artista, homônima à publicação, e que tem circulado pelo Brasil celebrando décadas de música e história. O evento, na noite da última quinta-feira, 4 de setembro, reuniu não apenas Gilberto Gil, mas também convidados especiais que ajudaram a construir o espetáculo: sua esposa e empresária Flora Gil, os filhos Bem Gil e José Gil — que integram a turnê como músicos e diretores —, além do diretor artístico Rafael Dragaud. A mediação foi conduzida pelo designer e artista visual Daniel Kondo, parceiro de Gil em projetos editoriais.
“Com esse livro, a minha obra passa a ser dos outros, da memória coletiva. Mas, ela não deixa de ser minha. Eu componho e canto pra mim mesmo, a pessoa que mais me interessa como público sou eu, mas, sem negar espaço aos outros. Então, a minha obra ocupa dois espaços, um no meu próprio coração e outro no coração dos outros”, declarou Gilberto Gil durante o evento.

No encontro inédito e exclusivo para convidados, o público foi convidado a mergulhar nos bastidores do show, conhecer relações familiares que se estendem para o espetáculo, entender os desafios de transformar a energia do palco em papel e refletir sobre o impacto de um repertório que atravessa gerações e permanece vivo na memória coletiva. Flora trouxe sua visão como empresária e parceira afetiva de Gil; Bem e José compartilharam suas experiências como músicos e filhos; Rafael comentou os aspectos artísticos e técnicos que marcaram a montagem; e Gil contou memórias, inspirações e perspectivas para o futuro.

“Não acumulei dados na memória a respeito de cada década da minha carreira e da minha vida, porque um tempo entrava no outro. Passado, presente e futuro balançavam, especialmente num artista como eu, que tem necessidade da flexibilidade e está consciente do sentido volátil e quântico do tempo. Tenho dificuldade em encaixar as coisas e fazer um balanço, comentou Gilberto Gil. “Quando eu era criança, eu tinha um fragmento de sonho, ambição, desejo e expectativa, eu queria ser ‘musgueiro’ (musiqueiro) e pai de menino. Fiz oito filhos e mais de 600 canções. Tá bom, né?”, completou o artista.

O evento foi uma celebração emocionante da trajetória de Gilberto Gil — agora registrada também no papel, para que fãs e músicos possam tocar, cantar e viver essas canções de uma nova maneira. “A gente queria marcar o show em Porto Alegre, mas a cidade ainda estava se recuperando da enchente. E o Gil dizia: ‘tem que ter show em Porto Alegre’, ele fez questão, e a gente não sabia que seria tão importante, pois foi aqui que lançamos esse livro”, contou Flora Gil.
“O songbook Tempo Rei é celebração. Trinta canções e as imagens da turnê que contam a vida de Gil e seguem vivas, atravessando décadas e se renovando a cada escuta. O livro é um presente para quem veio antes e para quem ainda está por chegar”, avaliou o ilustrador e designer gaúcho Daniel Kondo, que assina a capa, o projeto gráfico e a edição de arte da obra, ao lado de Adriana Fernandes.
Ao final do encontro, cada convidado presente recebeu uma cópia numerada de Refazenda, publicação de Gil e Kondo que celebra o álbum de mesmo nome lançado em 1975.

Gilberto Gil e banda se apresentam em Porto Alegre neste sábado, 6 de setembro, a partir das 21h no Estádio Beira-Rio (Av. Padre Cacique, 891 – Praia de Belas, Porto Alegre/RS). O livro Tempo Rei tem 96 páginas, preço de R$ 150 e estará à venda no local.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
