Um menino, uma viola e a força ancestral da floresta

Cleonice Bourscheid entrelaça poesia, mito e tradição oral em uma narrativa ilustrada por Joana Puglia

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Acervo pessoal/Divulgação

A escritora Cleonice Bourscheid promove o lançamento de O menino, a viola e as águas – Canção pra embalar árvore no domingo, 5 de outubro, das 12h às 14h, no Teatro Simões Lopes Neto do Multipalco Eva Sopher (Rua Riachuelo, 1089, Centro Histórico – Porto Alegre/RS). O evento conta com a participação de Kayke Oliveira, jovem músico do Lami que serviu de inspiração para o protagonista da obra: Kaíque, menino violista que vive em harmonia com o rio, as árvores e os ensinamentos ancestrais.

Seu nome, em tupi-guarani, significa “aquele que desliza sobre as águas”. É através da música e da coragem que ele se torna um exemplo de esperança quando as grandes águas ameaçam sua comunidade, revelando como a sabedoria tradicional pode tecer soluções para os desafios contemporâneos.

Inspirado na cosmologia Guarani, o livro convida leitores de todas as idades a ouvir a voz das árvores, a força das águas e o silêncio cheio de música que só as crianças sabem escutar. Com ilustrações vibrantes, a obra celebra a união da comunidade, o poder da natureza e a esperança de um futuro em harmonia com o planeta.

“O texto é inspirado num menino que percebe, através de sua música e sensibilidade, as mudanças que ocorrem na natureza pela ação predatória dos humanos”, comenta a autora na apresentação. “A história nos remete à sabedoria dos povos originários e sua interação com a natureza, e, também, nos desperta para a beleza ao nosso redor: as matas, as águas, os animais, guiando-nos a uma jornada de valorização e respeito pela sabedoria dos guardiões da natureza”, acrescenta.

Reprodução

A autora participa da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre no dia 8 de novembro, em sessão de autógrafos às 17h. No dia 12 de novembro, das 17h30 às 18h30, no Território dos Parceiros da Feira, Cleonice participa do encontro Onde nascem as histórias?, com bate-papo, poesia e contação de histórias ao lado de Clarice Bourscheid. A atividade é direcionada para pais, professores, cuidadores e crianças.

A obra está disponível pelo Whatsapp da autora: (51) 3276-7261.

O menino, a viola e as águas – Canção pra embalar árvore
Cleonice Bourscheid, ils. Joana Puglia
52 p.
R$ 60
Edições Ardotempo

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário