Um thriller ecológico por Mario Augusto Pool

‘Traíra’ revela o drama de Omar, um biólogo negro que enfrenta o racismo estrutural, a omissão das instituições e a destruição ambiental causada por uma fábrica de celulose

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Divulgação

Às margens do Lago Guaíba, um silêncio pesado encobre décadas de poluição, mortes inexplicadas e histórias enterradas. É nesse cenário que Omar, biólogo negro e doutor, retorna às origens para enfrentar não apenas um mistério científico, mas também as marcas de uma vida atravessada pelo racismo estrutural e pelo peso das instituições que insistem em silenciar verdades.

Assim somos introduzidos a Traíra, novo livro de Mario Augusto Pool e que será lançado na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre no dia 1º de novembro, às 18h, na Praça de Autógrafos. Publicado pela Editora Cinco Gatas, Traíra tem 140 páginas e preço de capa de R$ 50.

Na adolescência, Omar presenciou o desaparecimento trágico de seu amigo Tomás, engolido pelas águas turvas do lago. A versão oficial falou em afogamento; ele, porém, guardou na memória a imagem de uma criatura sombria, impossível de ser esquecida. Anos depois, já como chefe de departamento no Instituto do Meio Ambiente, encontra indícios de que a mesma fera — uma criatura mutante, alimentada por resíduos tóxicos despejados por uma poderosa fábrica de celulose — ainda habita as profundezas.

A história é um mergulho em águas turvas que conservam verdades esquecidas. Entre lirismo e denúncia, ciência e ancestralidade, o romance nos lembra: a literatura também é um ato de resistência.

Sobre o autor
Mario Augusto Pool é gaúcho, natural de Rio Grande e radicado em Porto Alegre. Casado, pai de três filhos. Doutor em educação, gestor educacional e pesquisador CAPES na área das juventudes. Iniciou sua carreira como escritor em 2015 publicando em cinco coletâneas da editora Metamorfose. Em 2017 lançou sua primeira novela, No Nevoeiro, com versão em Inglês (In the Fog) publicada nos EUA em 2019. É o autor da coletânea O Conto dos Homens e dos romances O Antiquário, finalista do prêmio ABERST de 2022, O Estampador e Cartas aos Originários, indicado ao prêmio da Academia riograndense de letras em 2024, como melhor romance juvenil. Publicou as histórias juvenis: Parada 90, Enigmas na Ilha do Presídio, Bomani e as Torres Malditas, a coletânea Contando Nossas histórias e o livro O Vizinho Alemão, este último indicado ao prêmio Jabuti em 2021 e prêmio Açorianos de 2023 na categoria de melhor romance juvenil.

Traíra
Mario Augusto Pool
140 p.
R$ 50
Editora Cinco Gatas
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário