Videopoema de artistas bageenses é selecionado para mostra internacional
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Reprodução
Um vídeopoema produzido por artistas bageenses com recursos da Lei Paulo Gustavo foi selecionado para integrar uma mostra internacional dedicada à poesia contemporânea em vídeo. A obra, intitulada Poeta é substantivo feminino, reúne as expressões da palavra, da imagem e do som em uma criação que transita entre o cinema, arte urbana, a performance e a literatura.
O poema que inspirou o vídeo é de autoria de Giana Guterres, com direção artística de Wagner Previtali, e foi realizado em 2024, em Bagé. A seleção para a mostra III Salón de Videoarte Textil reconhece a potência da produção artística do interior gaúcho e destaca o diálogo entre a poesia e as artes visuais como campo de experimentação estética. A exposição está acontecendo em Buenos Aires até 17 de outubro, promovida pelo Centro Argentino de Arte Têxtil com obras selecionadas de diversos países.
Segundo os artistas, o projeto Websérie Vídeopoemas foi pensado para valorizar a paisagem de Bagé, através da escrita poética de Giana. Em Poeta é substantivo feminino, cada palavra é uma costura como uma ação-manifesto pela presença das mulheres na Literatura que ultrapassa a própria palavra no registro audiovisual e em manifestações urbanas realizadas na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul.
“Ficamos bem felizes em participar desta mostra, primeiro porque é um reconhecimento do nosso trabalho poético e também uma forma de mostrar que a arte feita em Bagé tem voz no mundo, e segundo, porque mostra a importância e a qualidade artística do que está sendo produzido com as leis de incentivo à cultura”, destaca a escritora e idealizadora do projeto Giana Guterres.
O vídeopoema segue circulando em mostras e festivais dedicados à poesia expandida e também entra em exposição na Mostra Cine Poesia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no final de outubro. Os demais vídeopoemas produzidos no projeto podem ser visualizados pelo Youtube. O projetos Websérie Vídeopoemas foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Bagé.
Sobre a autora
Giana Guterres é escritora, poeta e produtora cultural, mestre em Comunicação pela UFPR. É autora de Eu, Passarinho e co-autora de Luar, o menino que escuta estrelas. Foi artista residente do Núcleo de Dramaturgia do Sesi-PR em 2018, teve um conto infantil — intitulado A menina que queria ser detetive — selecionado para publicação pelo Sesc-PR e o original Poeminhas – poesias para pessoas de todos os tamanhos premiado no edital Outras Palavras. Se interessa por produção de arte por mulheres, teatro de animação e espaços cênicos não convencionais. Natural de Bagé/RS, onde é mediadora do Clube de Leitura Leia Mulheres.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
