Oficinas da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre

Atividades gratuitas para todos os gostos, como poesia erótica, organização de bibliotecas particulares, escrita criativa e mais; oficinas ocorrem entre 1º e 16 de novembro

Edição: Vitor Diel
Foto: Eduardo Fernandes/CRL

Um dos eixos de programação mais procurados em cada edição da Feira do Livro de Porto Alegre, as oficinas gratuitas oferecem oportunidades de estudo e prática de diversos aspectos da escrita e da literatura. Em 2025, todas as atividades ocorrem no Clube do Comércio (R. dos Andradas, 1085) e, como sempre são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia.

Interessados devem chegar com 30 minutos de antecedência e levar prancheta ou caderno de capa dura consigo para maior conforto na escrita. O evento fornecerá certificado de participação.

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 31 de outubro a 16 de novembro.

Confira a programação de oficinas abaixo:

A notícia do jornal ao texto literário, com Valesca de Assis
1º de novembro, 14h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
A partir de notícias em jornais ou redes sociais, oportunizar a criação de histórias derivadas, mas que transcendam o relato factual.

Imaginar futuros, com Natália Borges Polesso
2 de novembro, 14h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
Nosso futuro foi sequestrado. Vivemos constantemente atormentados por imagens do fim do mundo. Nesta oficina, olharemos o passado e o presente para poder imaginar o futuro. Qual futuro nos pertence?

Grandes autores contemporâneos – Agosto (1990) Rubem Fonseca, com Sérgius Gonzaga
3 de novembro, 14h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
O encontro analisará tanto os recursos estéticos da obra de Rubem Fonseca quanto a crítica social que dela emana.

Conversando sobre ‘O tempo e o vento’, com Suzana Borges da Fonseca Bins
3 de novembro, 17h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
Neste ano em que se comemoram os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, nada melhor do que um encontro para conversar sobre seu livro mais importante, reencontrando grandes personagens.

O uso dos recursos digitais na correção dos textos, com Paulo Flávio Ledur
4 de novembro, 14h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
A maioria dos que escrevem no dia a dia não utilizam plenamente as generosas ferramentas disponibilizadas nos meios digitais. A oficina ministrada pelo professor Ledur vai tratar disso.

O erótico como poder na poesia, com Ana Dos Santos
4 de novembro, 17h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
A oficina tem como objetivo apresentar brevemente o texto Os usos do erótico: o erótico como poder, de autoria da poeta afro-americana Audre Lorde, e estimular o processo da escrita criativa de poemas.

Como organizar sua biblioteca particular, com Ana Maria de Souza
5 de novembro, 17h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
Formas de acondicionamento (mobiliário e suportes), pesquisa e recuperação dos exemplares com sistema analógico ou digital, controle de crescimento do acervo, conservação dos livros, controle de empréstimo para familiares e amigos, etc.

Feminismo e lesbianismo, o que têm a ver esses movimentos sociais e políticos com a literatura, com mariam pessah
5 de novembro, 18h, Sala Vitrine de Lançamento (Clube do Comércio – Andradas, 1085 – 4°andar)
A marca do sufixo ismo implica a existência de um movimento social e político, falaremos dessa importância na literatura escrita por mulheridades e quais as diferenças entre ser feminina e ser feminiSta.

Minha vida daria um post, com Cláudia Tajes
7 de novembro, 17h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
Em tempos de autoficção, tudo pode virar assunto para a literatura — senão para um livro, para algumas linhas.

+ sobre a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre

Técnicas de Leitura Ativa para a Criação Literária, com Gustavo Czekster
8 de novembro, 14h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
Através de uma abordagem prática e da utilização de técnicas de leitura ativa, a oficina se propõe a ensinar como a leitura atenta de autores essenciais podem ajudar na criação do próprio estilo literário, assim como a estimular a inspiração.

Oficina de escrita criativa e escrita terapêutica, com Lu Thomé
9 de novembro, 14h30, Sala Vitrine de Lançamento (Clube do Comércio – Andradas, 1085 – 4°andar)
Oficina de um encontro dirigida a escritores iniciantes e interessados em escrever um livro ou encontrar sua voz narrativa. A partir dos fundamentos da escrita, será apresentado o processo de mentoria, que utiliza técnicas criativas e terapêuticas para lidar com as dificuldades no processo de escrita, resolver bloqueios criativos e manter uma produção textual constante.

Grandes autores contemporâneos – O amante (1984) – Marguerite Duras, com Sérgius Gonzaga
10 de novembro, 14h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
Obra-prima da francesa Marguerite Duras, que escreveu o relato sob o “peso intolerável da memória” – O amante centra-se na relação de uma adolescente (a própria autora) com um homem mais velho sob o calor da Indochina que vivia sob a tutela da França (hoje Vietnã).

A Amiga Genial: do romance à série de TV, com Fatimarlei Lunardelli
10 de novembro, 17h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
A adaptação da tetralogia napolitana de Elena Ferrante, eleito melhor livro do século 21 em pesquisa do The New York Times, para a televisão. A oficina aborda questões de estética e linguagem na análise do romance e sua versão audiovisual.

Este universo chamado poesia, com Liana Timm
11 de novembro, 14h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
Um passeio pela arte poética no tempo e no espaço. A fruição poética, a linguagem poética e seus principais poetas. A leitura silenciosa e oral. A escrita poética, uma experiência compartilhada.

Memórias do encontro com o outro – literatura, psicanálise e racialidade, com Taiasmin Ohnmacht
11 de novembro, 17h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
Leitura de trechos de livros e a produção de pequenos textos que proporcionem a percepção de realidades cristalizadas e a experiência com a palavra como abertura, como reescrita capaz de criar espaços e formas inéditas de estar com o outro.

Narrador não confiável – escrevendo biografias, com Arthur de Faria
15 de novembro, 14h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
No que confiar e no que desconfiar de cada um que conta uma história, sua ou de outro. A importância da checagem dos fatos. No que o jornalismo ajuda nisso, no que atrapalha. No que a pesquisa acadêmica ajuda, no que atrapalha. Desconfiar sempre do que já está publicado. E entender o porquê desse desconfiar.

Oficina de escrita criativa e rima, com Negra Jaque
16 de novembro, 14h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
Uma oficina onde exploramos os saberes e experiências de vida, e transcrevemos em rimas para transformá-las em arte.

Convite ao haicai, com Laís Chaffe
16 de novembro, 16h, Sala Vitrine de Lançamento (Clube do Comércio – Andradas, 1085 – 4°andar)
Introdução ao haicai, forma poética breve de origem japonesa. Voltada a quem nunca escreveu poesia, a oficina explora a observação da natureza, o uso de imagens e a estrutura 5-7-5. Um convite à escuta do mundo e à criação de versos simples e sensíveis.

Como publicar seu primeiro livro, com Flávia Cunha
16 de novembro, 16h30, Auditório Erico Verissimo – Câmara Municipal de Porto Alegre (Clube do Comércio – R. dos Andradas, 1085 – 2°andar)
A oficina ensinará os formatos possíveis para a publicação de um livro e suas diferenças. Também haverá destaque para os profissionais envolvidos nos processos editoriais e como suas atividades impactam em um bom resultado para os projetos editoriais.


Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário