Poeta explora o potencial da poesia e da fotografia em projeto que abre novas interpretações para os Contos de Fadas
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Divulgação
Claudia Schroeder prepara o lançamento do livro Finais Felizes, publicação que une poesia e fotografia em uma leitura ousada e contemporânea dos Contos de Fadas. A obra está atualmente em campanha no Catarse sob categorias de apoio que partem de R$ 70.
Autora de As partes nuas, livro finalista dos prêmios AGES e Academia Rio-Grandense de Letras em 2021, Claudia reúne, em Finais Felizes, quatro poemas acompanhados de fotografias inéditas, inspirados em Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Rapunzel e Peter Pan. As protagonistas – Chapeuzinho, a Madrasta da Branca de Neve, Rapunzel e Sininho – são revisitadas e ganham novos contornos e novos finais nas histórias.
Os poemas e as imagens foram concebidos pela poeta, sem qualquer intervenção externa nas fotografias, o que garante à obra unidade estética e autoralidade plena. Segundo a autora, trata-se de uma nova experiência, onde a sensualidade e a força feminina invadem as narrativas clássicas. O livro será publicado em edição artesanal e exclusiva, com apenas 100 exemplares numerados e assinados, sendo um objeto artístico e literário, produzido pela Azulejo Press.

Entre as recompensas oferecidas pela campanha, estão desde fotos autografadas, poemas escritos à mão pela autora, até o espelho da madrasta utilizado no ensaio, ou ainda uma palestra que se chama O Espelho é meu, que Claudia já fez em diversos locais, entre eles o Instituto Ling, em Porto Alegre.
Sobre o projeto, Pedro Gonzaga comenta: “Há já uma tradição poética em resgatar contos de fadas, fábulas ou lendas para escrever poemas com uma batida contemporânea, mas me parece que há aqui uma volta interessante no parafuso: erotizar, com um foco de lupa, as personagens femininas, como a madrasta da Branca de Neve, que busca resgatar seu próprio prazer; e a Sininho, que deseja um amor maduro. São saídas criativas aos papéis rígidos do tempo, vindicações para a riqueza dos desejos que talvez já estivessem lá, debaixo de tantos sapatinhos, reflexos, capuzes e cabeleiras”.
Para contribuir com a edição e publicação de Finais Felizes, clique aqui.
Sobre a autora
Claudia Schroeder nasceu no interior do Rio Grande do Sul. Vive e trabalha em Porto Alegre. É formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS. Tem quatro livros de poesia e um livro infantil publicados. Faz palestras e vivências sobre temas do universo feminino presentes na sua literatura, criou o videocast ‘Eles olham pra elas’, onde conversa com homens sobre o machismo e o patriarcado. É, também, Diretora Editorial da recém-lançada Grafite Azul Editora.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
