Editora Coragem tem programação intensa na Feira do Livro de Porto Alegre

Além da agenda com nomes internacionais, a editora promove também eventos com autores do RS

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Divulgação

Com foco em temas políticos, históricos, sociais e culturais latino-americanos, a Editora Coragem trará quatro autores internacionais para eventos na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre: o peruano David Hidalgo (no dia 8 de novembro); Leo Masliah (8 de novembro) e Lorena Spatakis (15 de novembro), do Uruguai; e o argentino Ulises Gorini (9 de novembro). De acordo com a Câmara Rio-Grandense do Livro, em 2025 a Coragem é a editora com mais autores estrangeiros participando da Feira do Livro de Porto Alegre. Assim, a editora consolida presença no evento literário, depois da estreia com banca de livros na Praça da Alfândega, no ano passado.

Com uma programação diversificada que envolve um total de 12 lançamentos literários, também serão promovidos painéis destacando livros dos argentinos Atahualpa Yupanqui (6 de novembro , às 18h), Stella Calloni (16 de novembro, às 15h) e Osvaldo Bayer (15 de novembro, às 16h30). Dentre os lançamentos locais da editora, a coleção Narrativas porto-alegrenses, organizada por Luís Augusto Fischer, terá evento no dia 2 de novembro, às 14h. Na mesma data, às 15h, o poeta Diego Grando autografa Refil (da meada), antologia pessoal com poemas inéditos.

Destaques internacionais da editora

O escritor peruano David Hidalgo participa de bate-papo com a tradutora Monique Izoton, na Sala dos Jacarandás, no Clube do Comércio, no dia 8 de novembro, às 14h, com mediação de Ana Maria Souza, diretora da Biblioteca Pública do Estado (BPE). Na sequência, às 15h, receberá o público para sessão de autógrafos do livro A biblioteca fantasma. O escritor veio ao Brasil com o apoio do Instituto Cervantes de Porto Alegre. 

Também no dia 8, às 16h30min, o uruguaio Leo Masliah participa de evento sobre a obra Carta a um escritor latino-americano no Auditório Erico Verissimo, no Clube do Comércio (R. dos Andradas, 1085). A atividade terá a participação dos músicos e escritores Arthur de Faria e Demétrio Xavier e será seguida de sessões de autógrafos, às 18h. A vinda do autor a Porto Alegre foi possível graças ao programa Ventanillas Abiertas, do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai.

No dia 9 de novembro, às 14h, o escritor argentino Ulises Gorini participa de evento na Sala Vitrine de Lançamentos, no Clube do Comércio, com a participação de Suzana Keniger Lisboa, integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. O evento será seguido da sessão de autógrafos, às 15h, do livro A rebelião das Mães: a história das mães da Praça de Maio. A vinda do autor ao Brasil foi possível com o apoio do Instituto Cervantes de Porto Alegre. 

No dia 15 de novembro, às 14h, a escritora Lorena Spatakis, do Uruguai, apresenta Parestesia na Sala Vitrine de Lançamentos, no Clube do Comércio, acompanhada da livreira e escritora Alice Elnecave. Às 15h, haverá sessão de autógrafos do livro. A vinda da autora ao Brasil foi possível com o apoio do Instituto Cervantes de Porto Alegre.

A Patagônia rebelde, do escritor argentino Osvaldo Bayer, falecido em 2018, terá um evento no dia 15 de novembro, às 16h30min, no Auditório Erico Verissimo, no Clube do Comércio. O debate entre o historiador e escritor Marcelo Cortes e o professor, pesquisador e músico Marcelo Câmara dará destaque ao livro, uma denúncia a respeito da chacina de mais de 1.500 trabalhadores rurais em greve, efetuada pelo Exército a mando do próprio governo argentino, em 1922. 

No dia 16 de novembro, às 15h, a jornalista Kátia Marko e a deputada federal Fernanda Melchionna debatem o livro Mulheres de fogo, da jornalista e escritora argentina Stella Calloni,  na Sala Vitrine de Lançamentos, no Clube do Comércio. No livro, Stella Calloni entrevista e reúne histórias de mulheres que  protagonizaram grandes lutas pelas liberdades democráticas, atravessaram a dor, o apagamento e a brutalidade, mas nunca abriram mão da paixão e da crença na justiça social. Jornalista de renome internacional, aos 90 anos, segue se dedicando à escrita em sua casa, em Buenos Aires.

Talentos gaúchos também em destaque 

Dentre os destaques locais, a Editora Coragem lança a coleção Narrativas porto-alegrenses, organizada pelo professor e escritor Luís Augusto Fischer, em uma parceria da editora Coragem com a Revista Parêntese, do Grupo Matinal Jornalismo. 

A série, com dez livros, reúne dez autores — incluindo Fischer — com visões múltiplas sobre a cidade de Porto Alegre. Os escritores participarão de evento na Sala Vitrine de Lançamentos, no Clube do Comércio, no dia 2 de novembro, às 14h. Às 16h, haverá sessão de autógrafos na praça de autógrafos coletivos, em frente ao MARGS.

Os dez títulos da coleção são:

Na Feira, às quatro da tarde, de Luís Augusto Fischer

Mil manhãs semelhantes, de Marcelo Martins Silva

Cefaléia Cervicogênica, de Caue Fonseca

Jonas Pastelero, de Rafael Escobar

A vida e a vida de Áurea, de Claudia Tajes

Inferninhos, de Tiago Maria

Duas Vanusas, de Nathallia Protazio

Ella, de Jane Souza

A lenda do corpo e da cabeça, de Paulo Damin

Pássaros de cidade, da Julia Dantas

Também no dia 2 de novembro, às 15h, o poeta, tradutor e professor de literatura Diego Grando autografa o livro Refil (da meada), na Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre. Depois de quase uma década sem publicar, o livro reúne poemas antigos e inéditos. Diego Grando é autor de quatro livros — entre eles Spoilers, vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura — e participante do Sarau Elétrico. Neste novo livro, reafirma a consistência de sua escrita e a singularidade de uma voz que se inscreve com força na poesia brasileira contemporânea.

Já Homero Vizeu Araújo promove o lançamento de Machado de Assis e arredores no dia 4 de novembro, às 18h, no Clube do Comércio; Paulo de Tarso Riccord autografa O conto da charrete tão linda que ninguém podia comprar no dia 5, às 18h e Marília Floôr Kosby lança desmontadas no dia 14, às 19h.

A banca da Editora Coragem na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre é a de número 9 e está localizada na Rua dos Andradas.

Sobre a editora
Fundada em 2020, em Porto Alegre (RS), a Coragem é uma editora independente que tem o propósito de promover o debate social e cultural latino-americano. Com um catálogo de quase 60 livros, busca uma distribuição nacional cada vez mais abrangente. A editora já foi contemplada, por qualidade literária, em projetos como o programa argentino PROSUR de apoio a traduções, em 2022, 2023 e 2024, e o programa uruguaio IDA de tradução e apoio à exportação editorial, em 2023 e 2024. Participa pelo segundo ano da Feira do Livro de Porto Alegre. 

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário