‘A ponte inaugurada num sábado de chuva’, de João Victor Nepomuceno de Oliveira, recebe R$ 3 mil e será publicada pela Physalis Editora
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Divulgação
O vencedor do Prêmio Nacional de Literatura Infantil Bem-Te-Vi foi anunciado na tarde desta quarta-feira (29), pelo Instagram do Instituto de Leitura Quindim. A obra A ponte inaugurada num sábado de chuva, de João Victor Nepomuceno de Oliveira (Nina Luar), receberá R$ 3 mil, além da publicação do livro pela Physalis Editora.
O texto foi escolhido entre 847 obras inscritas, vindas de diferentes regiões do país, um número que demonstra a força e a diversidade da literatura infantil contemporânea brasileira.
“Ele foi o vencedor pela inventividade, criatividade e pela adequação da forma ao conteúdo, ao tratar de questões complexas da infância de modo sensível, profundo e original”, avalia o editor da Physalis Editora, Pablo Morenno. O júri da premiação contou Fabiane Verardi, Márcia Cavalcante e Roger Mello. A coordenação do Prêmio foi de Caio Riter.
O Prêmio Nacional de Literatura Infantil Bem-Te-Vi é uma iniciativa da Physalis Editora, em parceria com o Instituto de Leitura Quindim, o coletivo Reinações e a ONG Cirandar. O objetivo é incentivar a produção literária voltada ao público infantil, reconhecendo e premiando obras inéditas em língua portuguesa.
O júri também concedeu duas menções honrosas:
Para Meu Avô Mora no Mundo da Lua, de Maurício Cavalheiro. “O autor, sem descuidar da linguagem, traz uma criança protagonista que, partindo de seu olhar intenso e criativo sobre o mundo, acolhe o avô em suas fragilidades, com empatia e sem preconceito”, destacam os jurados. E para Mariana e a galinha cajarana, de José Reginaldo Medeiros. “No texto, a infância é abordada com intensidade, bom humor e leveza, tratando alegrias e perdas”, completam.
“O Bem-Te-Vi nasceu do desejo de revelar novas vozes da literatura infantil brasileira e valorizar o poder transformador da leitura na infância. É um prêmio que celebra a imaginação e a força criativa de quem escreve para as crianças”, afirma o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
