Tutti Giorni e o retorno dos cartunistas

Artistas ressuscitam histórica confraria em bar de Porto Alegre

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Reprodução

A cena cultural de Porto Alegre ganha um importante reencontro nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com o retorno dos encontros de cartunistas no tradicional bar Tutti Giorni, localizado na escadaria do Viaduto Borges de Medeiros, ao lado do Hotel Savoy, Centro Histórico da Capital.

Sob nova gestão do agente cultural Pepe Martini e seu irmão Guilherme, o Tutti Giorni reabre suas portas recuperando a essência que marcou gerações de artistas gráficos. Martini articulou a volta do antigo proprietário Ernani Marchioretto (Nani) e de integrantes da histórica Grafar, reativando as confrarias de desenhistas de humor que, por mais de três décadas, encontraram no Tutti Giorni um ponto de efervescência criativa e boêmia.

O reencontro, batizado de “Tutti, o retorno – dos cartunistas”, busca resgatar a memória cultural e o espírito irreverente que consolidaram o bar como um dos mais emblemáticos redutos de cartum da capital gaúcha. Para fortalecer a iniciativa, os jornalistas Celso Schröder e Stela Pastore se somaram ao movimento em apoio à retomada.

Além das artes gráficas, o público será brindado com uma atração musical especial: um show ao ar livre com Mônica Tomasi e Nelson Coelho de Castro, ampliando o clima festivo do reencontro. “Estamos muito comovidos com este encontro histórico, reunindo talentos que marcaram a trajetória do desenho de humor em Porto Alegre”, afirma Martini.

Entre as presenças esperadas estão nomes emblemáticos do cartum gaúcho, como: Santiago, Fabiane Langona, Leandro Halls, Celso Schröder, Edegar Vasques, Pomba Cláudia, Eugênio Neves, Vecente, Juska, Mauren Veras, Bier, entre muitos outros.

O evento inicia às 19h, é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário