Reintegração social  pela leitura

Campanha propõe arrecadar R$ 45 mil para financiar 600 livros novos e contribuir com programas educacionais em três penitenciárias gaúchas

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Reprodução

O hub de incentivo à leitura Pontes para Leitura, em parceria com as editoras L&PM e Libretos e o Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (FIERGS), lançou a campanha É Só o Começo, uma iniciativa que une solidariedade, educação e literatura, com o objetivo de ampliar o acesso à leitura dentro do sistema prisional do Rio Grande do Sul.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar até o dia 2 de janeiro de 2026. As três instituições prisionais gaúchas que serão beneficiadas são: NEEJA João Nunes dos Santos, no Presídio Estadual de Nova Prata; Penitenciária Estadual de Canoas 1 (PECAN 1); e Penitenciária Estadual de Rio Grande.

Os livros doados pela campanha são selecionados para despertar o gosto pela leitura e contribuir com os programas educacionais em andamento dentro das penitenciárias. O Banco de Livros será responsável pela logística de entrega e pelo  acompanhamento dos impactos da doação, fortalecendo o compromisso com resultados mensuráveis e de longo prazo.  

“Ofertar livros de qualidade literária a quem está no sistema prisional é exercer cidadania. É acreditar que a leitura pode transformar trajetórias e permitir que o apenado saia de lá melhor do que entrou.”, afirma a bibliotecária Neli Miotto, coordenadora do Banco de Livros.

As doações podem ser feitas na plataforma de crowdfunding Vakinha — com transparência total e prestação de contas públicas — neste link.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário