Viajando na Cordilheira

Em livro de estreia, jornalista Isabela Vargas reúne textos sobre migração, maternidade e ativismo político, além de relatos e dados de viagens pelo Chile

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Foto: Cristián Carvallo

O livro Viajando na Cordilheira – Um diário de vida, não de viagem terá evento de lançamento no dia 20 de dezembro, sábado, no Espaço Cultural Maria Maria (Rua Fernando Machado, 464 – Centro Histórico), em Porto Alegre. A obra escrita por Isabela Vargas reúne uma seleção de textos sobre as vivências da jornalista brasileira como imigrante no Chile. A atividade começará às 18h30min, com o bate-papo A dor e a delícia de ser imigrante. Isabela vai conversar com a produtora cultural Lorena Sanchez, uruguaia radicada em Porto Alegre desde 2001, integrante do Coletivo Catarse e diretora da La Lola Produtora. A partir das 19h até às 22h, será realizada sessão de autógrafos do livro, que será vendido no local por R$ 49,90.

Viajando na Cordilheira reúne uma seleção de textos que exploram temas profundamente pessoais e universais. As crônicas de Isabela Vargas oferecem uma visão única sobre a maternidade longe da família, os desafios enfrentados por mulheres imigrantes ao se adaptarem a um novo país, além de análises sobre a situação política no Chile e no Brasil, sempre sob a perspectiva de uma ativista engajada.

O prefácio do livro é assinado pela escritora Maria Emília Cardoso, que destaca: “Isabela Vargas nos mostra, nos doze anos que escreveu este livro, (…) que a vida pode ter mais cor. Desde que se façam alguns movimentos”.

Sobre a autora
Isabela Vargas, natural de Porto Alegre e graduada em Jornalismo pela PUCRS, viveu uma história de amor e aventura que a levou a Santiago, no Chile. Em 2008, quando morava em Brasília, conheceu seu grande amor, um chileno, e após cinco anos de namoro à distância, mudou-se definitivamente para Santiago em 2012. Em 2015, nasceu sua filha Gabriela. Em 2025, o casal finalmente oficializou a união por meio de um acordo de união estável. No Chile, Isabela atuou como professora de português para estrangeiros, tradutora autônoma e jornalista freelance. Atualmente, trabalha como social media em uma agência de Marketing Digital e continua a compartilhar suas vivências no blog Bela por Aí.

Viajando na Cordilheira – Um diário de vida, não de viagem
Isabela Vargas
182 p.
R$ 49,90
Edição da autora

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário