Quilômetros de histórias pelo nordeste do Brasil

Cha Dafol compartilha em livro as impressões coletadas em jornada entre Paraíba e Bahia de bicicleta

Edição: Vitor Diel
Foto: Divulgação

Cha Dafol lança seu segundo livro, onde narra a viagem em sua bicicleta de bambu, a Teimosa, pelo Nordeste, entre julho e outubro de 2021.

Movida pela curiosidade e para aplacar o sentimento claustrofóbico causado pela pandemia, Cha percorreu cerca de 2.000 Km, entre a Paraíba e o norte da Bahia, cortando pelo litoral os estados de Pernambuco e Alagoas, e dando umas voltas maiores no Sergipe.

Mais do que um diário de bordo, em que Cha compartilha impressões, descobertas, fotos e ilustrações, este livro é uma viagem em múltiplos sentidos. Uma viagem por dentro à procura de si, longe de qualquer referência, acolhendo o que sobra. Uma viagem para fora ao encontro dos encontros, abraçando as histórias de luta, beleza e sofrimento que forjaram esse povo. Uma viagem no tempo, onde o tempo não conta, entre passado silenciado e futuro incerto. Uma viagem livre, enfim, nas veias do Nordeste, entre campos e praias, em que a força do pé no pedal é o que faz pulsar a vida.

“Este livro-viagem-território é um convite para ler/pedalar junto com Cha Dafol, ao longo de 288 páginas, desde a não organização nem planejamento, contudo, isso não implica desorganização. (…) Recomendo demais a leitura gostosa deste percurso que é a um mesmo tempo dramático e não poupa em humor, ironias, sorrisos e mais, tem reflexões que ficam reverberando para além do tempo-espaço. Tenham certeza, nem Cha nem nós voltamos a ser as mesmas pessoas depois desta travessia. Travessia que faz um movimento tal, que no início Dafol pedala pelo Sertão, parando e conhecendo assentamentos e pessoas do MST, e termina a viagem sendo parte do Movimento. O movimento entra no corpo e se faz carne com todas as histórias e pessoas-personagens que estão aqui. Presentes”, destaca mariam pessah no texto de apresentação.

No dia 29 de janeiro, às 19 horas, acontece o lançamento de A Teimosa na sede do Cirandar (Rua Duque de Caxias, 1297 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). Na programação, uma conversa de Cha Dafol com o público sobre a viagem e o processo de escrita, além de música e sessão de autógrafos.

Sobre a autora
Cha Dafol é cineasta, cronista, fotógrafa, viajante, artista e militante. Se define como pessoa não binária e nômade. Dirigiu o filme De Olhos Abertos (Alice, 2020) e publicou o livro de crônicas Como num romance (Libretos, 2020).

A Teimosa
Cha Dafol
288 p.
R$ 60
Libretos Editora

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário