Expectativas e possibilidades afetivas em contos de Filipe Smidt Nunes

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

“O que deixamos de contar quando a família se reúne para o almoço de domingo?” Esta provocação diz muito sobre o que esperar dos contos publicados por Filipe Smidt Nunes em Histórias não contadas nos almoços de domingo. Os textos se passam, em grande maioria, em ambientes urbanos, explorando a ambiguidade e a ironia de relações que, embora aparentemente “normais”, mostram-se inegavelmente desequilibradas.

Há espaço para ingratidão de um filho e para reconciliação entre mãe e filha. Para o olhar infantil e, também, para a falta de cuidado dos pais com o adolescente. Para os efeitos da relação humana com animais, de estimação ou não. Traição, medo, desilusão, amor. A contracapa é precisa: “Nessas vinte cinco histórias (…), algumas vão bem com o café ou chá depois da sobremesa. Outras, acompanhadas de um vinho e um tempo para pensar”.

A estreia de Filipe é apresentada por Cíntia Moscovich, que, no prefácio, afirma: “Além disso, de se mostrar tecnicamente capaz, ao longo de 25 contos breves, o autor demonstra outra virtude a ser aplaudida: a busca da essencialidade. Filipe busca o termo preciso, exato, o íntimo contato com a significação, eximindo-se de se alongar em digressões vazias. Ele tem noção exata de que o conto vive e sobrevive disso, dessa depuração, e tal ensinamento pode ser conferido linha a linha em todos os contos”.

O livro está à venda nos sites do autor e da editora. Além disso, está no catálogo da Editora Metamorfose na Amazon.

Sobre o autor
Filipe Smidt Nunes nasceu em 1990, na cidade de Porto Alegre. Graduou-se em Direito pela PUCRS. Formou-se no Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose e frequentou também o Grupo de Criação Literária, mediado pela escritora Ana Mello. Em 2018, publicou na coletânea Minicontos de Amor e Morte pela Metamorfose, além de sua estreia em livro individual com Histórias não contadas nos almoços de domingo.

Histórias não contadas nos almoços de domingo
Contos
Filipe Smidt Nunes
118 pp.
14cm X 21 cm
978-85-53074-18-1
R$ 35
Metamorfose

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s