Mauro Fiterman conduz leitor por trajetos de subjetividades

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Talvez O Senhor das Caminhadas, obra de estreia do advogado Mauro Fiterman, possa ser resumido como um livro de reflexões. Inspirado ou não em sua vida e seu cotidiano – ele afirma que não –, o texto transita em torno da relação de um pequeno núcleo familiar – pai, mãe e filha – e sua rotina, comum a grande parte da população. Publicado pela Editora AGE, o livro terá lançamento e sessão de autógrafos no sábado, dia 13 de julho, das 16h30min às 19h30min, no Quiero Café Moinhos de Vento (Praça Maurício Cardoso, 141 – Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS).

A repetição de hábitos há muito praticados, por vezes enfadonhos, chatos e até entediantes, passa por um novo olhar quando Clara, a filha, pede que o pai conte diferentes histórias a cada noite. Assim, de certa forma, a relação entre os dois se modifica, e muda ainda mais a maneira pela qual o pai passa a ver, entender e interagir com a vida e com as pessoas que rotineiramente o cercam. Quando o marido e pai de família que caminha todos os dias no final de tarde para descansar a mente e se liberar das tensões do dia a dia se transforma no Senhor das Caminhadas – personagem criado para as histórias inventadas para a filha –, o autor altera o rumo da trama: a rotina vira aventura e a falta de interesse vira curiosidade e vontade de saber mais.

“Muitas vezes fazemos as coisas automaticamente”, diz Mauro. “E na maioria delas, por hábito, não prestamos atenção. Dessa forma deixamos passar muitas oportunidades, entre elas a de ser feliz”, sentencia o autor.

Sobre o autor
Mauro Fiterman é advogado e professor universitário. Por um longo período, foi leitor disciplinado e engajado de obras jurídicas, bem como autor de livro e artigos técnicos. Com o tempo, passou a diversificar amplamente suas leituras, ingressando na literatura de ficção, nacional e estrangeira; em outras palavras, a leitura migrou do trabalho ao lazer. Daí para começar a escrever, foi consequência natural. Atualmente, além das suas atividades profissionais e da elaboração de novos livros, atua também em atividades comunitárias, em especial no plano da proteção das crianças.

O senhor das caminhadas
Ficção
Mauro Fiterman
143 pp.
14 cm X 21 cm
978-85-8343-429-0
R$ 42
Editora AGE

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s