Mulherio das Letras RS promove oficinas e debates na Fundação Ecarta

Edição e arte: Giovani Urio e Vitor Diel

.

Entre os dias 23 e 27 de outubro, o Mulherio das Letras RS promove oficinas e rodas de conversa voltadas para mulheres. Os encontros serão realizados na Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre/RS).

Para mulheres e associados Sinpro o investimento é feito por meio de contribuição espontânea e para os demais o valor é R$ 50,00 por oficina. As inscrições podem ser feitas através do e-mail casaverde@casaverde.art.br ou pelo telefone (51) 99121.7707.

Para as Rodas de Conversa, a entrada é franca para todos e o público masculino é convidado a participar apenas como ouvinte. Confira abaixo a programação completa:

Oficina
Toque de Letra – poesia e customização, com a poeta e artesã Neli Germano
Dias 23 e 24 de outubro, quarta e quinta-feira, das 18h às 20h, sala 2 da Ecarta
10 vagas
Certificado para quem comparecer aos dois encontros
Levar uma camiseta, bermuda ou jeans para customizar

Neli Germano é poeta e artesã. Publicou Casa de infância (Gente de Palavra, 2014). Natural de Torres/RS, é formada em Letras e em Serviço Social. Tem poemas publicados em jornais, revistas e antologias.


Oficina
Escrita de si e memórias de vida, com a escritora e psicanalista Taiasmin Ohnmacht
25 de outubro, sexta-feira, das 16h às 18h, sala 2 da Ecarta
10 vagas

Taiasmin Ohnmacht é psicóloga, psicanalista e escritora. Autora do livro Ela conta ele canta (Cidadela, 2016), em parceria com o poeta Carlos Alberto Soares, e da novela Visite o decorado (Figura de Linguagem, 2019). Participou da organização do e-book Da vida que resiste – vivências de psicólogas (os) entre a ditadura e a democracia (CRP/RS, 2014). Foi relacionada no catalogo Intelectuais Negras Visíveis (Malê, 2017), lançado na FLIP. Publica textos no blog Tintura de Toth (taiasmin.blogspot.com).


Roda de conversa
Mulheres de arrepiar – gótico, terror, fantástico
Venha tremer nessa roda de conversa com as participações confirmadas de Lélia Almeida e Irka Barrios.
25 de outubro, sexta-feira, das 18h30min às 20h30min, Sala Multiuso da Ecarta
Na sequência, leituras e confraternização

Lélia Almeida é escritora, mestre em Literatura Brasileira, coordenadora do Grupo de Pesquisa Permanente de Literatura de Mulheres (Porto Alegre e Brasília), autora de Numa estrada sem fim que carrego aqui dentro, Antonia, Senhora Sant’Ana, As mulheres de Bangkok, 50 ml de Cabochard, A sombra e a chama: (uma interpretação da personagem feminina n’O tempo e o vento, de Erico Verssimo), Querido Arthur, As gregas do Mangue, As meninas más na literatura de autoria feminina, O amante alemão e Este outro mundo que esquecemos todos os dias. Participou de várias antologias. Com o romance O amante alemão, venceu o Prêmio Açorianos de Literatura em Porto Alegre em 2013.

Irka Barrios é mestre em Escrita Criativa pela PUC-RS e autora de Lauren (Ed. Caos & Letras, 2019). Premiada no Concurso Brasil em Prosa (2015) com o conto O coelho branco, participa de diversas antologias de contos. Atua na organização do Mulherio das Letras – RS e no coletivo Panaceia Celebrações Literárias.


Oficina
Vamos bordar haicais, com a escritora e artesã Maurem Kayna.
26 de outubro, sábado, das 10h às 12h30min, Sala Multiuso da Ecarta
15 vagas
Material: tecidos, linhas, agulha comum média


Roda de conversa
O corpo erótico e político: bate-papo entre Literatura e Psicanálise, com Taiasmin Ohnmacht e Ana dos Santos, seguido de leituras e sarau.
26 de outubro, sábado, das 17h45min às 19h45min, Sala Multiuso da Ecarta

Ana Dos Santos é poetisa, professora de Literatura, com especialização em História e Cultura Afro-brasileira e mestranda em Estudos Literários Aplicados/UFRGS, Ana também é contadora de histórias e tem seus poemas publicados em diversas antologias poéticas, como Pretessência – Sopapo Poético (Editora Libretos/2016). Foi selecionada no concurso Ministério da Poesia (Portugal) e publicou seu primeiro livro de poemas, Flor, em 2009. Recebeu duas vezes a Menção Honrosa do Prêmio Lila Ripoll e faz parte do Catálogo Intelectuais Negras Visíveis (UFRJ/Editora Malê). Em 2019 publicou seu segundo livro de poemas, Poerotisa, pela Editora Figura de Linguagem.


Oficina
Introdução aos minicontos com as escritoras Cinara Ferreira e Laís Chaffe
27 de outubro, domingo, das 10h30min às 12h30min e das 14h30min às 16h30min, Sala Multiuso da Ecarta
20 vagas

Cinara Ferreira é professora de Teoria Literária do Instituto de Letras da UFRGS. Ministra oficinas de Escrita Criativa- contos e minicontos desde 1997. Tem minicontos publicados nas obras Sem / Cem Palavras (2018) e Outras Sem / Cem Palavras (2019), das quais é organizadora junto com Fernanda Mellwee.

Laís Chaffe é escritora, editora e produtora cultural. Fundou a Casa Verde, onde vem organizando, desde 2005, uma coleção de livros dedicados aos minicontos, a Série Lilliput. Publicou com dedos e lábios roxos (2019), Segue anexa minha sombra (2018), Carne e trigo (2012), Medusa (2011), Minicontos e muito menos (2009), Não é difícil compreender os ETs (2002). Jornalista, criou o projeto Cidade Poema e é fundadora/organizadora do Mulherio das Letras RS.


Roda de conversa
Gênero e literatura, com a poeta e ativista mariam pessah.
Na sequência, leituras.
27 de outubro, domingo, das 16h30min às 18h, Sala Multiuso da Ecarta

mariam Pessah (Buenos Aires, 1968) é ARTivista feminista e amante das letras, organizadora do Sarau das Minas, autora de Grito de mar (Taverna, 2019), Amor, placer, rabia y revolucion (2012), Em rebeldia – do blog ao livro (2009), Malena y el mar (2005).

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s