Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto divulgação
Uma conversa com a tradição. É o que propõe a escritora Susana Vernieri em seu mais recente livro, Um Copo de Mar, publicado pela Editora Libretos (96 páginas, R$ 30,00) e décimo-primeiro de sua autoria. A partir da premissa de que forma e conteúdo são balizados pela cultura, a autora trabalha exemplos da história lírica japonesa, através do Haikai e do Tanka. A tradição portuguesa fica representada através do Rondó e a irlandesa, por meio do Limerick, tipo de poema que usa o humor ou temas obscenos como assunto.
São quatro poemas de Susana que abrem o livro e funcionam como uma maneira de provar que o significado e o significante estão ancorados à voz de uma cultura e que ela sobrevive ao tempo. “Os poemas tradicionais que transformo em contemporâneos são pura matemática, e esta linguagem é uma base atemporal”.
A partir deste exercício teórico-poético, a poeta sente-se livre para brincar com temas como o mar, o amor, a morte, o Rio Grande do Sul e até o Diabo. “Abuso da modernidade e uso versos livres, sem mais me preocupar com a forma É como se tivesse pedido permissão aos mestres para isto no começo do livro”. A obra é ilustrada por imagens fotografadas pela poeta em Capão da Canoa, Florianópolis, Morro dos Conventos e Garopaba ao longo de 2019.
Sobre a autora
Susana Vernieri nasceu em Porto Alegre em 23 de outubro de 1965. É jornalista, advogada e doutora em Literatura Brasileira. Um copo de Mar é seu décimo primeiro livro.

Um copo de mar
Susana Vernieri
96 p.
17 x11,5cm
9786586264005
R$30
Libretos
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.