Opressão, verdades e revoltas

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

A sensibilidade do antropólogo baiano Cássio Duarte da Costa é aguçada por um Brasil tingido pelo machismo e pela discriminação étnica, social e política. Indignado com as injustiças e desigualdades, ele tenta desvendar o seu passado e influir nos movimentos sociais.

A busca o leva aos primórdios da exploração dos povos nativos e aos matizes da escravidão. Assim, Cássio descobre a biografia de Eusébio, um escravo usado como reprodutor, que palmilha o Rio Grande do Sul de ponta a ponta e se converte num revolucionário. O africano incumbe-se de vingar as torturas e desumanidades impostas aos indígenas e aos negros. Inspirado nessa figura ancestral, o antropólogo se joga num projeto audacioso, apoiado pela bravura, ousadia e generosidade de mulheres insubmissas.

L. C. Torres Araújo revela-se um autor competente ao utilizar uma linguagem envolvente e ágil para criar um romance histórico que funciona como um espelho da nossa sociedade, com suas contradições e violências. Historiador por formação, coloca a serviço da literatura uma abordagem compromissada com o real. Para a composição de A Noite Não Termina, recorreu às obras de Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Moacyr Flores e Boris Fausto, dialogou com lideranças do movimento negro e dos movimentos de mulheres, estudou as nações indígenas de charruas e pataxós, aproximando-se dos caminhos históricos que construíram a sociedade brasileira como ela é hoje. Dessa forma, Araújo entrega uma obra de fôlego que abre possibilidades de interpretação sobre o mundo em que estamos inseridos e suas diversas estruturas de opressão.

Sobre o autor
Luiz Carlos Torres Araújo é gaúcho de Porto Alegre. Titulado pela Unisinos, fez da História sua profissão e da Ecologia Humana uma especialidade. Andanças e pesquisas o deixaram atento às peculiaridades culturais do nosso povo. A longa docência sustenta a visão crítica presente em A Noite Não Termina. A obra – uma conjugação de ficção e realidade – tem a intenção de oferecer temas polêmicos impregnados de aventuras e ação.

A Noite Não Termina – Coragem, luta e sangue por um outro amanhã
L. C. Torres Araújo
Romance
392 p.
15 x 23 cm
978-85-8338-456-4
R$ 45
Editora Buqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s