Niilismo, melancolia e amadurecimento no século XXI

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto divulgação

Porto Alegre, abril de 2016. Em meio aos dias tensos que sucederam à votação do impeachment de Dilma Rousseff, três jovens sem planos para o futuro se apaixonam e desapaixonam, enquanto flertam com outras tentações e procuram, sem muito esforço, entender se a tríade sexo, drogas e rock-and-roll ainda é a única resposta para o vazio e a desesperança.

Lola domina a noite da cidade como uma rainha, entornando toneladas de drinques enquanto digere uma paixonite por um cara que não lhe dá notícias. César tenta se adequar aos novos tempos, que ele não quer realmente compreender, pois deseja, no fundo, que tudo seja simples como antes. Júlia quer se reinventar, após se ver forçada a terminar um relacionamento por divergências políticas.

Depois de quatro anos, Zeka Sixx retorna à literatura com Tudo o que poderíamos ter sido, romance que chega pela Editora Coralina. A narrativa é a fotografia de uma geração já nem tão jovem assim, cujo maior pesadelo é simplesmente amadurecer. O livro tem como tema principal a questão de como a passagem do tempo destrói sonhos e ilusões, tornando-nos caricaturas daquilo que pensávamos que um dia poderíamos ter sido.

Clara Corleone escreve na orelha: “O livro do Zeka me lembrou alguns filmes do Almodóvar, mais antigos, onde o sexo era sempre uma possibilidade. (…) Também me lembrou Reinaldo Moraes em grande forma – se reinaldo zanzasse pela querida e maltratada Porto Alegre. (…) O livro é divertidíssimo, uma viagem acelerada e vertiginosa, de onde saímos com a sensação de uma tremenda ressaca e, paradoxalmente, com vontade de tomar um porre”.

Sobre o autor
Zeka Sixx é gaúcho, tem 37 anos e mora em Porto Alegre. É advogado, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e DJ nas horas vagas. É autor do livro de contos O Caminho dos Excessos (Edição do Autor, 2015) e do romance A Era de Ouro do Pornô (Editora Multifoco, 2016).

Tudo o que poderíamos ter sido
Zeka Sixx
Romance
216 p.
16 x 23 cm
R$ 38
Editora Coralina

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s