Minha rotina: Débora Jardim Jardim

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de acervo pessoal

Uma das escritoras mais agregadoras e atuantes do Rio Grande do Sul, Débora Jardim Jardim acumula reconhecimentos pelo trabalho em diversas frentes. Escritora e bibliotecária, realiza contação de histórias e palestras com ênfase na diversidade. Foi patrona da XI Feira do Livro de Eldorado do Sul, Madrinha da Área Infantil da 25ª Feira do Livro de Guaíba e recebeu o Prêmio Carlos Nobre de Cultura na categoria Projeto de Inclusão, com o livro Memórias do Tempo e Olhos do Coração. Integra o Conselho do Plano Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre, é sócia da Editora Palavreado e representa o segmento do Livro e Leitura no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Guaíba, além de participar da Celig – Central da Literatura de Guaíba.

A autora e apoiadora de Literatura RS compartilha um pouco de seu trabalho na série exclusiva Minha rotina. Confira abaixo!

Você tem uma rotina para escrita? Você escreve diariamente?
Não consigo ter uma rotina e não escrevo diariamente, talvez algumas anotações de palavras para escritas futuras. Mas leio diariamente.

Você elabora algum planejamento para a produção dos seus livros?
Para o começo não… há um assunto, algo ou alguém que me interessa e começo a pensar sobre ele, depois sim vou “planejando” a história, se é que posso chamar assim.

Fotos: acervo pessoal

O que você faz para distrair-se do trabalho da escrita?
Posso colocar trabalho e lazer? Porque pra mim funciona assim. Fora da escrita trabalho como editora, na Editora Palavreado e como Personal Organizer – organização, minimalismo e a busca por uma vida mais sustentável são coisas que me interessam muito, por isso tenho um projeto que se chama Casa de Organizar. E no lazer, participo de eventos literários, leio, fico com a família, brinco com meus bichinhos, viajo. Na realidade a palavra escrita permeia boa parte do que faço, minha semana e muitas vezes os finais de semana são voltados para eventos de literatura, seja por motivo pessoal ou através da Celig – Central da Literatura de Guaíba e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Guaíba, dos quais faço parte.

Qual plataforma ou editor de texto você utiliza para escrever? Por quê? E como organiza os arquivos?
Livros para a infância eu gosto de escrever no PowerPoint porque aí já organizo as páginas. Poesias e outros textos escrevo no word mesmo, nada demais. Tenho uma pasta com 2 categorias: textos que estão praticamente prontos e textos em andamento. Deixo salvo no OneDrive. Sou péssima para isso e para as redes sociais.

O que um escritor precisa para escrever?
Acho que cada um conhece as suas necessidades, eu preciso de um lugar Creio que um olhar cuidadoso sobre o que o cerca. Acho bom ter algo sempre a mão para colocar as ideias que vão surgindo e quanto a segurança financeira… algo muito difícil no nosso país, ainda mais atualmente. Para viver da cultura é preciso resistir, resistir e “ideiar”. Admiro cada vez mais escritoras e escritores que não se omitem, que entendem a escrita como um ato político, e quando digo político obviamente não estou falando de partidos.

O que você está escrevendo no momento?
Estou na fase final de um livreto com o título Olhos de antes contendo poesias, um conto e uma crônica que está com o ilustrador. Uma visão feminina sobre um determinado momento. Digo fase final porque quando penso que finalizei acabo adicionando algo mais. Além dele,estou trabalhando em dois livros para a infância que pretendo lançar também esse ano, um deles está para análise literária e quase pronto. O outro já está com ilustrações e faltam as demais etapas.

Uma maneira diferente de ser
Débora Jardim Jardim, Hannah Beineke ils.
16 p.
20 x 22 cm
978-85-6905-801-4
R$ 20
Editorial Nova Folha

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s