Clássico grego é tema de encontro do Instituto Ling


Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto divulgação

No terceiro encontro do Clube de Leitura do Instituto Ling, o professor Cláudio Moreno apresenta um dos grandes clássicos da Antiguidade, a segunda obra mais antiga da literatura ocidental: Odisseia, de Homero. Escrita provavelmente no Século VIII a.C., a obra divide-se em 24 cantos escritos com a finalidade de serem recitados em público, cativando a atenção e as emoções dos ouvintes e, por essa razão, possuem o ritmo bem marcado.

A Odisseia narra a fantástica trajetória do herói Ulisses em seu retorno para casa, após o triunfo na Guerra de Troia. Durante os dez anos de navegação, o herói enfrenta deuses e monstros da mitologia grega nos desafios que encontra no caminho de volta à Ítaca. A Odisseia é a continuação da Ilíada, também escrita por Homero, onde apresenta a Guerra de Troia como a conhecemos, com seus incríveis personagens. Sua narrativa serviu de inspiração para outras obras clássicas da literatura mundial como Os Lusíadas, de Camões, e Ulysses, de James Joyce.

Homero, poeta grego, é autor dos poemas épicos Ilíada e Odisseia, duas obras importantes da Grécia Antiga. Considerado um dos principais fundadores da mitologia grega, curiosamente não se tem evidências concretas de sua existência. Suas obras oferecem um importante registro da cultura grega e a riqueza infinita de metáforas para nossas vidas.

O encontro ocorre na segunda-feira, 27 de julho, a partir das 18h30, no Zoom. Os ingressos estão disponíveis neste link. A entrada é gratuita.

A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória. O objetivo da atividade é debater sobre a obra, o autor e as diferentes nuances de sua narrativa, em um animado bate-papo literário.

Sobre o professor
Cláudio Moreno é formado em Letras, com ênfase em Português e Grego. É Mestre em Língua Portuguesa pela UFRGS e Doutor em Letras pela PUCRS. Foi professor do Instituto de Letras da UFRGS e das faculdades de Direito e de Comunicação da PUCRS. É colunista regular do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, com uma seção sobre mitologia e outra sobre questões de nosso idioma. É o autor de Guia Prático do Português Correto (4 v.) e de O Prazer das Palavras (3 v.), pela L&PM, e coautor de Português para Convencer (Ática). Publicou também o romance Troia: o romance de uma guerra e três livros de crônicas sobre a Antiguidade — Um Rio que Vem da Grécia, 100 Lições para Viver Melhor; histórias da Grécia Antiga (Prêmio Açorianos de Literatura 2009) e Noites Gregas (Prêmio AGE Crônica – 2016), que acaba de transformar em podcast. Mantém o site sualingua.com.br

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s