Livro revisita tradição medieval pomerana

Jairo Scholl Costa retrata antiga história oral sobre as noivas de preto

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

O advogado e escritor Jairo Scholl Costa lança Noivas de Preto no dia 8 de abril, sexta-feira, a partir das 17h, no Restaurante Nona Bray (Av. Mal. Floriano Peixoto, 1118 – São Lourenço do Sul/RS). A obra retrata uma das mais intrigantes histórias orais trazidas pelos imigrantes pomeranos ao Rio Grande do Suk, o casamento da noiva com vestido preto, cujas últimas ocorrências se deram na região de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, em finais dos anos 1940. A tradição oral pomerana contava que era um costume antigo herdado do tempo em que os pomeranos viviam como servos de senhores feudais e se aplicava a eles o direito da primeira noite — ou jus primae noctis.

O livro Noivas de Preto está disponível diretamente com o autor pelo WhatsApp (53) 99148 0161 e conta com o apoio cultural de Coopar/Pomerano Alimentos, Wolgast Bier, Caminho Pomerano e Ruralidades.

Sobre o autor
Jairo Scholl Costa é mestre em navegação e já publicou três livros: Centenário de São Lourenço do Sul 1884-1984, Navegadores da Lagoa dos Patos: A Saga Náutica de São Lourenço do Sul e Pescador de Arenques. Também escreve diversos artigos sobre os pomeranos e a formação da Serra dos Tapes.

Noivas de Preto
Jairo Scholl Costa
338 p.
R$ 60
Editora Pragmatha

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s