Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A escritora Gláucia de Souza conduz os encontros do Curso de Formação de Mediadores de Leitura oferecidos pela programação de aquecimento da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento aborda temas como a mediação e leitura, a literatura para a infância e para a juventude e projetos de letramento literário com o objetivo de preparar os mediadores de leitura para os encontros com os autores durante a 66ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Além disso, o curso tem o objetivo de desenvolver estratégias que proporcionem letramento literário a alunos de escolas públicas, através dos gêneros da cultura popular e da contação de histórias como norteadores e também formar e qualificar as práticas de mediação de leitura em escolas públicas. Já as contações de histórias serão feitas a partir de obras da literatura popular e ficarão a cargo de Bárbara Catarina e Jairo Klein, que atuarão juntos. As sete histórias serão disponibilizadas ao público e serão transmitidas para as escolas por meio das plataformas de ensino à distância que vêm sendo utilizadas durante o isolamento social, como Google Meets. Foram firmadas parcerias com a Secretaria Estadual de Educação e com as secretarias municipais de educação de Morro Reuter, Cachoeirinha, São Leopoldo, Glorinha, Novo Hamburgo, Gravataí e Canoas.
Os encontros iniciaram no dia 7 de outubro e se estendem até 21, data limite em que os três módulos estarão disponíveis para o público via link disponibilizado pelo e-mail leitura@camaradolivro.com.br. Os temas são: Cultura popular: presença no cotidiano e na literatura; Contação de histórias: a importância da voz na formação do leitor e Formação do leitor literário: por que ler Literatura?
Sobre a autora
Gláucia de Souza nasceu no Rio de Janeiro e mora desde 1994 em Porto Alegre. É escritora de livros de Literatura Infantil e Juvenil desde 1997. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio de Aplicação da UFRGS de 1994 a 2015. É autora de mais de vinte livros, dentre eles Tecelina, Do Alto do Meu Chapéu (Editora Projeto) e os livros da Coleção de A a Z (Edelbra Editora). Recebeu a Menção Altamente Recomendá da FNLIJ para vários de seus livros, o Prêmio Açorianos de Literatura e o Prêmio AGES Livro do Ano.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
