Gabriela Silva oferece curso sobre teoria literária e autores dos séculos XX e XXI

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

Saramago, Hemingway, Lídia Jorge, Italo Calvino, Mia Couto, Paulina Chiziane, Isabela Figueiredo e Albert Camus são autores e obras que marcaram intensamente a história da leitura através das suas narrativas e construções de imagens e fábulas. Estes serão também os nomes abordados no curso Teoria fora da academia – século XX e XXI, que a escritora e professora Gabriela Silva ministra a partir de 11 de janeiro até 19 de abril, sempre às segundas-feiras, duas vezes por mês, das 9h às 12h.

Teoria fora da Academia é um curso que se destina a todos os interessados em Literatura e que propõe discutir e conhecer aspectos interessantes das obras que compõem o imaginário de leitores de todos os tempos através de recortes sobre personagens, tempo, espaço, narrador, linguagem, aspectos filosóficos, históricos, sociais, psicanalíticos e interfaces com outras artes.

As inscrições custam R$ 440 ou R$ 396 para estudantes e devem ser feitas neste site (link externo).

Sobre a ministrante
Gabriela Silva é graduada em Letras, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa pela FAPA; Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS; Especialista em Leitura: Teoria e Prática pela FAPA; Mestre em Teoria da Literatura, com a dissertação A representação do mal na literatura: A Laranja mecânica, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil na PUCRS; Doutora em Teoria da Literatura com a tese Fabulae Moriendi: a ficcionalização da morte em quatro romances da literatura portuguesa contemporânea, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil, co-orientação do Prof. Dr. Carlos Reis da Universidade de Coimbra, Portugal e orientação de pesquisa de doutorado com da Prof. Dra. Helena Carvalhão Buescu, da Universidade de Lisboa. Integra o grupo de pesquisa sobre Escrita Criativa sob a coordenação de Luiz Antonio de Assis Brasil. Foi bolsista Capes de pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, Portugal, no Departamento de Estudos Comparatistas sob a supervisão da Prof. Dra. Helena Carvalhão Buescu com o projeto A novíssima Literatura Portuguesa: Novas Identidades de Escrita. Áreas de conhecimento: Literatura, Teoria da Literatura, Criação literária, Fundamentos da escrita criativa e as relações entre filosofia e literatura. É uma das criadoras da Feira Além da Feira, colaboradora do Jornal Rascunho e ministra cursos de literatura e criação literária.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s