Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio
Na mais nova obra da escritora gaúcha, Fernanda Mellvee, Ausente Noite, encontramos uma série de encantadores contos permeados de questionamentos e críticas sociais, cujo tom ora pende para o humor, ora para a melancolia, tomando rumos surpreendentes e conduzindo o público leitor à reflexões sobre diversos assuntos relevantes, destacando-se dentre eles o protagonismo feminino: nas narrativas de Mellvee, vemos a mulher tomando o seu lugar de direito como protagonista da própria história. O tema é abordado de diferentes formas em cada conto, através de uma prosa marcante e com tons líricos e fantásticos.
Amanda Leonardi escreve na apresentação: “após a leitura do livro de Mellvee, muitas reflexões podem surtir, uma delas sendo que, apesar de o nome do conto final ser A Mágica que Não Pode Acontecer, ironicamente leitores podem até mesmo acreditar em mágica exatamente após ler esta obra: pois a escrita de Mellvee faz a mágica da literatura acontecer, tocando leitores com narrativas realisticamente mágicas e inesquecíveis”.
Sobre a autora
Além de escritora, é formada em Letras e mestra em Literatura Comparada (UFRGS). A autora possui contos e poemas publicados em antologias no Brasil e no exterior, bem como se dedica à tradução literária, tendo realizado a tradução de textos de Joseph Conrad, William John Locke, entre outros. Além desta obra, publicou os romances: Amarga Neblina, que foi finalista do Prêmio Kindle de Literatura em 2018, e Atrás da cortina (2020). Ela segue acreditando que a fantasia nos ajuda a enfrentar a realidade deste presente distópico.

Ausente Noite
Fernanda Mellvee
Contos
106 p.
R$ 30
Editora Berserkir
Compre aqui (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.