Aula gratuita celebra Charles Baudelaire no Instituto Ling

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

No mês que marca o bicentenário de nascimento de Charles Baudelaire, o projeto Poesia no Ling presta uma homenagem ao poeta, teórico e crítico parisiense com uma aula on-line e gratuita dedicada a sua obra. O evento virtual será comandado pelo professor de literatura e também poeta Diego Grando, que contará detalhes sobre a trajetória do rebelde, intenso e controverso autor, conhecido como um notório boêmio e precursor do movimento simbolista na França. Durante a aula ao vivo, o ministrante ainda dará voz a alguns dos poemas mais marcantes da obra do escritor, que também é considerado o fundador da poesia moderna. A atividade será transmitida no dia 14 de abril, quarta-feira, às 16h, em plataforma digital. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site do Instituto Ling (link externo).

Charles-Pierre Baudelaire (1821-1867) foi um dos maiores poetas do século XIX, tendo influenciado decisivamente toda a poesia moderna. Rebelde, combateu a censura e a intolerância, sendo ao mesmo tempo controvertido e célebre no seu tempo. Em 1857, ao lançar As Flores do Mal, livro com os seus mais belos poemas, foi acusado pela lei francesa de atentar contra a moral. Após a sua morte, a obra se tornou, no Ocidente, a mais influente coletânea de poemas dos últimos séculos.

Diego Grando é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Possui Licenciatura em Letras pela UFRGS, é mestre em Teoria da Literatura – Escrita Criativa pela PUCRS e doutor em Estudos de Literatura na UFRGS. Também é poeta e já lançou os livros Spoilers, Sétima singular, 25 Rua do Templo e Desencantado carrossel. Em 2019, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria Poesia, por Spoilers. Desde 2013, integra o elenco do Sarau Elétrico, em Porto Alegre.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s