Aspectos de Caio

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A professora e escritora mineira Mírian Gomes de Freitas publica o estudo Caio Fernando Abreu: uma poética da alteridade e da identidade, no qual analisa a forma com que o autor gaúcho lidou com essas questões em sua vida e obra. Para nortear o estudo, Mírian partiu de uma questão específica: quem são os outros para Caio? Para respondê-la, investigou as várias facetas do autor de Morangos mofados (1982) — suas correspondências, crônicas e contos.

A obra vai além dos preceitos teóricos para entender qual foi a relação de Caio com o mundo que o cercava à época: “O estudo mostra que ele, exilado em si mesmo, inadaptado tanto na cidadezinha provinciana quanto na cidade grande, era impossível moldar-se às exigências de um mundo que não o acolhia, que o rejeitava em sua estranheza e em suas inquietações. Portanto, o estudo também evidencia que seu encontro literário e afetivo com Clarice e Hilda era porque tinham esta afinidade: sentimento de estranheza, tanto em suas vidas quanto em suas obras”, explica a autora.

Sobre a atualidade do autor nascido em Santiago, Mírian comenta: “As vivências de Caio são as mesmas das de nossos dias atuais. Não mudou muita coisa. A falta de esperança, o desencanto com o mundo, solidão, tudo isso vivemos hoje e faz parte da infinita construção de nossas identidades. Assim como as personagens dos contos de Caio, uma parte considerável das pessoas hoje estão esvaziadas de suas identidades. Por isso, vimos com esse estudo que as personagens de Caio F. não têm um rosto e muitas vezes não têm sequer nome”.

O livro pode ser adquirido pelo site da própria editora CRV e em sites como Amazon, Estante Virtual, Americanas e Extra.

Sobre a autora
Mírian Gomes de Freitas nasceu em Caratinga, MG. É poeta, narradora e ensaísta. Doutora em estudos de Literatura pela UFF. Lecionou em Escolas Públicas do estado de Massachusetts, nos EUA. Atualmente é professora do Núcleo de Línguas do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Juiz de Fora. Publicou Intimidade vasculhada (2006, Ed. 7 Letras/Imprimatur, RJ) e Exílios, naufrágios e outras passagens (2016, Ed. Patuá, SP). Possui também publicações na I Antologia dos poetas lusófonos (2007, Ed. Folheto&design, Portugal), e sua obra em prosa foi uma das contribuições para a pesquisa que resultou no livro Mulheres: prosa de ficção no Brasil- 1964-2010. Possui textos em prosa, poesia e ensaios publicados em jornais e revistas impressas e digitais.

Caio Fernando Abreu: uma poética da alteridade e da identidade
Mírian Gomes de Freitas
300 p.
Editora CRV
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s