Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução/Editora Oikos
Resultado do trabalho dos pesquisadores do projeto Estudar para ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970), que integra bolsistas de Iniciação Científica, mestrandos e professores da UFRGS, UFPel e UPF, o livro Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970) reúne estudos sobre o histórico da Matemática Moderna no Estado – sua introdução, sua repercussão seguida do total abandono pelo sistema. A obra é uma referência expressiva para a compreensão da historicidade da formação docente do Ensino Médio.
A escritora Jacira Fagundes foi uma das entrevistadas e consultadas pelo estudo:
“O vínculo ao Instituto de Educação General Flores da Cunha permanece até hoje, como integrante da Associação dos Ex-Alunos. Foi através deste vínculo, do qual me orgulho, que me foi solicitada a contribuição para o livro. Não só por elemento participativo da associação. Mas, principalmente, pelo trabalho que desenvolvi na Secretaria de Educação, na Equipe de Matemática do Centro de Pesquisas, com a chamada Matemática Moderna na época”, explica Jacira. Sua relação com o instituto perpassou diversos momentos em sua trajetória escolar a profissional: “Fiz o antigo Ginásio e o Curso de Magistério no instituto. Retornei à escola para cursar Especialização e, uma vez concluída, fiquei por dois anos desempenhando a função de orientação às quartas séries do Ensino Fundamental, quando voltei em definitivo, à Secretaria de Educação”, completa.
A obra está disponível em e-book gratuitamente pelo site da editora (link externo).

Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)
Vários autores
178 p.
E-book gratuito
Editora Oikos
Baixe aqui (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.