Uma fábula para educação social

Livro de Lisandro Santos e Maumau nasceu a partir de curta de animação lançado em 2010

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

O livro O rato trapaceiro se originou do curta-metragem animado A fábula da corrupção. O projeto da animação foi contemplado em um edital de 2009 pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Escritório das Nações Unidas (UNODC), e assim pôde ser produzido para a internet em 2010.

Inspirado nas fábulas de Esopo e outras mais de fundo moral que usam os animais para espelharem as ações humanas, a história, toda rimada, surgiu com num estalo para o autor, que precisou de poucos ajustes para chegar ao resultado final. A opção da estética da animação, junto ao formato da fábula e ao estilo rimado, contribuiu para que temas complexos pudessem ser apresentados de forma leve e cativante às crianças. A animação participou de muitos festivais e mostras e, inclusive, e ganhou mais de uma dezena de prêmios.

A obra está disponível no site da autora (link externo).

Sobre os autores
Lisandro Santos começou a trabalhar com animação em 1990. Desde então, fez animações para cinema e internet, participou do primeiro longa– metragem gaúcho de animação, criou vídeos institucionais, séries e comerciais para TV, além de ilustrar para o mercado publicitário e editorial. Em 2002, criou a Cartunaria Desenhos, produtora de animação sediada em Porto Alegre/RS. Entre seus principais trabalhos como roteirista e diretor estão os curtas- – metragens Cidade fantasma, A fábula da corrupção e X-coração, que virou uma série exibida na Disney XD e na TV Brasil.

Maumau é também animador, quadrinista, designer de jogos e professor; além de mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Como editor e coautor da revista Adeus, Tia Chica!, foi indicado ao Prêmio HQMix em 2009. Desenvolveu cenários para os curtas- -metragens de animação O retorno de Saturno, A fábula da corrupção e Os sustentáveis, todos de autoria da Cartunaria Desenhos.

O Rato Trapaceiro
Lisandro Santos, texto e ils.
Maumau ils.
36 p.
R$ 29,90
Faro Editorial
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s