A escrita além do texto

Novo jogo de tabuleiro, primeiro do tipo no Brasil, amplia o potencial da escrita e incentiva a criatividade

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

“Sempre me fascinou pensar a literatura não apenas como livro, mas como a arte da palavra, uma arte capaz de transitar em outros espaços, como a internet, os quadrinhos, os games, modificando-se, reinventando-se, mas provocando no leitor momentos de catarse, epifania, entretenimento. Meus projetos de Literatura Digital partem desse princípio de que a literatura é uma linguagem para além do livro, sendo importante que cada mídia ajude a potencializar o efeito da história contada – ou da experiência proposta”. É assim que o escritor Marcelo Spalding, um dos mais reconhecidos professores de escrita criativa do Rio Grande do Sul, fala sobre seu novo projeto: Escrita Criativa – o jogo. Composto por um tabuleiro de 30 X 42 cm, um livro de regras, quatro peões coloridos, um dado e um baralho de cartas que movimentam as partidas, o jogo oferece duas modalidades: narrativa longa e narrativa curta, ambas podendo ser experienciadas individual ou coletivamente.

Divulgação

Ao trazer diferentes cenários, personagens, conflitos, etc., Escrita Criativa – o jogo estimula o jogador a imaginar como encaixar partes da história, focando sua preocupação na lógica para a narrativa. Mais do que isso, ao agregar conceitos e técnicas como tipos de narrador e desafios de linguagem, o jogo torna-se uma fonte incrível de aprendizado para a escrita, uma verdadeira oficina interativa e dinâmica.

No modo Narrativa Longa, além da construção do cenário e da preparação, o jogador é convidado a entrar em uma jornada com dez capítulos, inspirada no conceito de arco narrativo. Se o jogador entender cada carta como uma provocação, sem prender-se demais a ela e deixando a imaginação e a criatividade fluírem, o jogo pode ajudá-lo a finalmente completar uma história ou mesmo destravar um projeto narrativo em execução.

Divulgação

Segundo o escritor, o lançamento de Escrita Criativa – o jogo é o pontapé inicial para um projeto de jogos de mesa literários, onde a palavra é protagonista, seja escrita ou oral, e a ela se somem elementos táteis, como cartas, bonecos, tabuleiro, dado, papel, caneta, ampliando a experiência sensorial do leitor e, por que não, convertendo-o também em autor (ou coautor) da história. O próprio uso de elementos físicos como cartas, bonecos, dado e tabuleiro já busca trazer o lado lúdico do que é escrever, resgatar/despertar/fomentar a fantasia, fundamental para qualquer ficcionista. “O importante é que você deixe a brincadeira fluir, inspire-se, desbloqueie-se, escreva”, explica.

Escrita Criativa – o jogo está disponível por R$ 247,00 em edição limitada pelo site oficial (link externo), pelo WhatsApp 51-99319-5780 ou pelo e-mail marcelospalding@gmail.com.

Compre o jogo e ganhe acesso ao conteúdo das oficinas online Escrita Criativa para Iniciantes e Português para Escritores.

Divulgação

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s