Antologia de contos se inspira na onda de filmes de “pós-horror”

“O Novo Horror” tem organização dos escritores Daniel Gruber e Irka Barrios e conta com nomes como Daniel Galera, Bruno Ribeiro e Cláudia Lemes

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Desde a última década o cinema de horror vem revelando uma onda de filmes que tentam escapar da fórmula cheia de sangue e sustos gratuitos que dominam as produções mais comerciais do gênero, e não demorou para que a mídia cunhasse um termo para defini-los: “pós-horror”. Filmes como O Babadook (2014), A bruxa (2015), Corra! (2017), Midsommar (2019) e Nós (2019) apostaram muito mais no drama, na crítica social e na tensão atmosférica e psicológica para causar medo. Viraram cult, receberam inúmeras críticas, mas também atraíram uma série de admiradores de dentro e de fora do universo dos filmes aterrorizantes.

Inspirados por esse movimento, os escritores Daniel Gruber e Irka Barrios organizaram a antologia O Novo Horror, reunindo 18 contos de grandes autores e autoras de diversos lugares do país. Nomes como Daniel Galera, Bruno Ribeiro, Cláudia Lemes, José Francisco Botelho, Gustavo Czekster, Isabor Quintiere, Oscar Nestarez, Larissa Prado, Nikelen Witter e Rodrigo Tavares fazem parte do time.

A coletânea será lançada pela editora gaúcha O Grifo, em campanha de pré-venda, na plataforma de financiamento coletivo Catarse na sexta-feira, 13 de agosto.

A escolha do elenco

De acordo com Daniel Gruber, editor e um dos organizadores da antologia, a escolha dos escritores participantes busca traduzir a característica híbrida deste horror contemporâneo: “Alguns autores já são conhecidos no cenário da literatura fantástica, outros são mais conhecidos pela sua produção realista, e alguns ainda transitam bem entre os dois universos. A seleção buscou contemplar esses três perfis, cujo único critério condutor foi a qualidade do texto.”

Embora os contos sejam inspirados pela safra cinematográfica recente, os organizadores concordam que o termo “pós-horror” é polêmico e gera enormes discordâncias entre os fãs do gênero. Por isso a decisão de sugerir um “novo” horror no lugar de um “pós”.

Os autores participantes da antologia são: Ana Lúcia Merege, Andrezza Postay, Bruno Ribeiro, Cláudia Lemes, Daniel Galera, Daniel Gruber, Gustavo Melo Czekster, Irka Barrios, Isabor Quintiere, Ismael Chaves, José Francisco Botelho, Juliane Vicente, Larissa Prado, Matheus Borges, Nikelen Witter, Oscar Nestarez, R. Tavares, Vitória Vozniak.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s