Personagens da emancipação brasileira

Livro de Rodrigo Trespach conta 50 biografias de personalidades ligadas ao Sete de Setembro

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Ao se falar da Independência do Brasil, os primeiros nomes a serem associados são o de D. Pedro I, o príncipe português do famoso brado às margens do Riacho Ipiranga que se tornaria imperador da nova nação; D. João VI, com sua fama de indolente; o patriarca José Bonifácio; Leopoldina, a imperatriz de fina educação; ou a Marquesa de Santos, amante do monarca.

No entanto, o elenco do enredo complexo que resultou na emancipação da antiga colônia é muito mais amplo. As articulações envolveram políticos progressistas e conservadores, religiosos, lideranças femininas, jornalistas, nobres, membros de organizações clandestinas, ativistas, estrangeiros, funcionários públicos e muitos outros que, de alguma forma, ajudaram a escrever uma nova etapa — a mais importante — da História do país.

Em Personagens da Independência do Brasil — Os principais nomes da emancipação política do país e da história do Sete de Setembro, Rodrigo Trespach tece a trama desse evento fundador valendo-se das linhas biográficas de cinquenta dessas pessoas. O historiador resgata vultos como Gonçalves Ledo, Gama Lobo, Chalaça, frei Caneca, Maria Quitéria, Lorde Cochrane, Hipólito José da Costa, entre outros, bem como os artistas que registraram, a seu tempo, a epopeia da libertação da pátria, incluindo Evaristo da Veiga, Pedro Américo e Georgina de Albuquerque.

Sobre a obra, o jornalista e escritor Laurentino Gomes escreve: “Este é um livro para se ter sempre à mão, sobre a mesa de cabeceira ou, melhor ainda, debaixo do braço no momento em que o Brasil prepara as celebrações do bicentenário de sua Independência. Resultado de cuidadosa pesquisa de um autor atento e perspicaz, é uma obra de organização simples e generosa, fácil de ler, mas com fôlego suficiente para abranger todos os principais acontecimentos e protagonistas da época. Chega em boa hora”.

Até o dia 7 de setembro de 2021, o livro estará com preço especial de R$ 36,99 no site da editora (link externo).

Sobre o autor
Rodrigo Trespach nasceu em Osório (RS). Historiador, pesquisador e escritor, é autor de doze livros, entre eles, Personagens do Terceiro Reich (lançado pela Editora 106), O lavrador e o sapateiro (2013), Quatro dias em abril (2016), os quatro livros da coleção Histórias não (ou mal) contadas (2017 e 2018), 1824 (2019) e A revolução de 1930 (2021). É autor de diversos artigos e matérias para jornais e revistas nacionais e internacionais. Mais sobre o autor em www.rodrigotrespach.com (link externo).

Personagens da Independência do Brasil — Os principais nomes da emancipação política do país e da história do Sete de Setembro
Rodrigo Trespach
224 p.
R$ 56,90
Edições dissidentes
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s