Alcan lança coletânea com sete contos em formato impresso e digital
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Sete contos, diferentes pontos de vista, narradores que nos conduzem por seus caminhos através de desvios, curvas e pontes, para brincar de inventar corpo e gênero. Esta é a premissa de Histórias que eu gostaria de ler, livro escrito por Alcan que está disponível em formato impresso e e-book.
“Esse livro é uma pequena presença pra questionar as ausências de personagens trans na maioria dos outros materiais publicados que passaram por minhas mãos. Encontrar literaturas que se identifiquem com minhas vivências é uma maneira de me sentir presente no mundo e de vislumbrar realidades possíveis para nossa existência. Nos queremos presentes, nos queremos vivendo”, explica o autor.
Confira um trecho abaixo.
Lá fora o barulho dos carros e dentro o barulho das crianças cantando funk, sarrando nos bancos, montando nos encostos. Eu rindo. O povo olhando. O povo olhando as crianças pervertidas. O Ivan pervertido. As crianças se expondo ao rebolar a bunda. O Ivan se expondo andando pela rua desse jeito. As crianças e o Ivan chamando atenção. O Ivan dando atenção para elas, as outras pessoas tentando ignorar. As crianças incomodando o Ivan. O Ivan pervertendo as crianças. O povo olhando e olhando. Ou olhando para os lados, para não ver muito. As crianças e o Ivan atrapalhando os olhos do povo.
Realizada através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20, a obra, em contrapartida, está disponibilizada gratuitamente em sua versão digital e em formato de audiolivro neste site (link externo). O formato físico custa R$25. Exemplares gratuitos estão disponíveis para bibliotecas escolares através do e-mail edissidentes@gmail.com.
Sobre o autor
Pseudônimo de Mar Fagundes, Alcan é uma pessoa transmasculina de 1994. Escreve desde que aprendi, projetos autorais e de tradução. Gosta de histórias sobre coisas e pessoas que normalmente não são contadas e procura que sua escrita traga um pouco desses tão diversos mundos que não o hegemônico. Também se sustenta da criação autônoma de cosméticos naturais e busca construir redes de apoio entre pessoas LGBTS+.

Histórias que eu gostaria de ler
Alcan
92 p.
R$ 25
Edições dissidentes
Compre aqui (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.