Taiasmin Ohnmacht lança romance na Feira do Livro de Porto Alegre

Em seu livro individual mais recente, psicanalista tece a trajetória de sua cor e de sua família em narrativa que mistura ficção com história de antepassados

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A escritora Taiasmin Ohmacht participa da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre neste sábado, 13 de novembro, às 14h30. Ela autografa Vozes de Retratos Íntimos, romance publicado pela Editora Taverna.

Vozes de Retratos Íntimos é uma narrativa que revela uma autora de grande habilidade ao manter sob seu controle os avanços e recuos no tempo, a mudança de foco narrativo, a apresentação de novos e novos e novos personagens. Os diversos tempos e episódios históricos, como o bombardeio em São Paulo ou o genocídio do povo herero, são colocados na narrativa com naturalidade e artesania e estão à serviço da história a ser contada – nunca o contrário.

Há um evidente cuidado no equilíbrio dos conflitos quando o protagonismo é exercido por diversos personagens em diferentes etapas da história, fazendo com que o romance abarque também os relatos de muitas violências e tensões vividas diversos indivíduos e grupos sociais como as mulheres negras, o proletariado engajado na luta política, as oligarquias brasileiras, os imigrantes brancos, os brasileiros escravizados.

Sobre a autora
Psicóloga clínica, psicanalista e escritora. Pós-graduada em assessoria linguística e revisão textual (FAPA) e mestre em psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). É autora do livro Ela Conta Ele Canta (Cidadela, 2016), em parceria com o poeta Carlos Alberto Soares, e da novela Visite o Decorado (Figura de Linguagem, 2019). Participou da organização do E-BOOK Da Vida Que Resiste – Vivências de Psicólogas(os) Entre a Ditadura e a Democracia (CRP/RS, 2014). Foi relacionada no catálogo Intelectuais Negras Visíveis (Malê, 2017), lançado na FLIP. Participou de antologias e coletâneas como Contos de psicanálise (Diadorim, 2020), Travessias de Amanaã (Libretos, 2021) e O Fim do Presente (Névoa, 2021). Tem poemas publicados no blog A Voz Pública da Poesia e na revista literária Gente de Palavra.

Vozes de Retratos Íntimos
Taiasmin Ohnmacht
160 p.
R$ 49,90
Editora Taverna
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s